Tecnologia do concreto salva Estrada da Graciosa

Rodovia centenária ganhou uma ponte no lugar do trecho que desmoronou. Solução bem sucedida teve uso inédito pelo DER-PR

Rodovia centenária ganhou uma ponte no lugar do trecho que desmoronou. Solução bem sucedida teve uso inédito pelo DER-PR

Por: Altair Santos

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) investiu na tecnologia do concreto para reconstruir o trecho da Estrada da Graciosa que desmoronou em função das chuvas, em março de 2014. Uma ponte substituiu parte da pista danificada. Segundo o engenheiro civil Márcio José Tozo, gerente de obras e serviços do DER-PR, e responsável pela recuperação da rodovia, a opção por uma estrutura de concreto se deu por causa do terreno onde ocorreu o acidente. “Foi uma solução conjunta do DER-PR, que mobilizou engenheiros civis e geólogos para chegar na melhor maneira de se fazer a recuperação. O escorregamento ocasionado não deixou plataforma para a construção de um muro de contenção, nem a execução de um aterro, pois a inclinação é superior a 45 graus”, explica.

Estrada da Graciosa: pavimentação original, em paralelepípedo, será mantida

A Estrada da Graciosa, com seu trajeto original, recoberto por pavimento de paralelepípedo, foi construída em 1873. Atualmente, devido aos recentes danos, a rodovia segue em obras e só será integralmente reaberta em setembro. Por enquanto, ela opera em meia pista. A outra parte será entregue quando for finalizada a pavimentação, seguindo o padrão histórico – com paralelepípedos. Para Márcio José Tozo, o maior desafio nesta etapa de recuperação foi definir a obra a ser executada (tipo de estrutura, fundação e espaço para realizar os serviços) preservando o meio ambiente e as características da estrada, além de levar em conta as questões climáticas, prazos e o transporte de materiais, já que a rodovia centenária tem um limite de carga.

O DER-PR monitora constantemente a Estrada da Graciosa. Na maioria das vezes que a rodovia precisa de manutenção executa-se muros de contenção nos pontos críticos. Para esta obra, que usou uma tecnologia inovadora na estrada, foram utilizados 450 m³ de concreto. A estrutura envolveu 16 pilares, 36 vigas de 10 metros cada, lajotas para sustentar a nova travessia, guarda-corpos, sistemas de drenagens e muros de sustentação. “Quando totalmente liberada, a pista estará apta para receber o tráfego autorizado para a estrada: veículos leves (carros), além de pequenos caminhões e vans”, garante o gerente de obras e serviços do DER-PR. Nos dias de semana, a Estrada da Graciosa recebe 50 veículos por hora. Nos finais de semana, este número dobra – 100 veículos por hora.

Estruturas de concreto foram usadas pela primeira vez para recuperar a rodovia centenária

O tráfego em meia pista na Estrada da Graciosa foi liberado dia 9 de julho. Para organizar o fluxo neste período de transição da obra, foi instalado um semáforo, que permite a circulação e evita acidentes no local. “Foi autorizado o trânsito, antes mesmo da conclusão da ponte, para ajudar a população do litoral e promover o comércio local. Por isso, o motorista deve prestar atenção quando passar pela região”, alerta o superintendente do DER-PR, Gilberto Loyola. A Estrada da Graciosa também é conhecida como PR-410. Levou vinte anos para ser construída e durante quase 80 foi a principal ligação entre Curitiba e o litoral paranaense, tanto para transporte de cargas quanto de pessoas.

 

 

Entrevistado
Engenheiro civil Márcio José Tozo, gerente de obras e serviços do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR)

Contato
claragao@seil.pr.gov.br

Créditos Fotos: Arnaldo Alves/ANPr

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


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