Solo Armado ou Terra Armada

12 de janeiro de 2010

Solo Armado ou Terra Armada

Solo Armado ou Terra Armada 150 150 Cimento Itambé

Processo de contenção de aterros utiliza placas de concreto, armaduras e a própria terra como materiais
Engº Jorge Aoki – Gerente de Assessoria Técnica

A tecnologia, também conhecida como Solo Reforçado, não é nova. Registros históricos dão conta que, há muito tempo, esta técnica já era usada. Mas foi a partir dos anos 60 que ela ganhou desenvolvimento, com a patente do engenheiro francês Henri Vidal. Devido aos seus trabalhos, o sistema ficou conhecido no mundo todo e sua utilização é cada vez maior.

A ideia inicial de confinar aterros em situações específicas, onde não se tem espaço para as chamadas saias, se estendeu para diversas outras aplicações. O uso mais comum é junto aos encontros de pontes e viadutos de estradas e ferrovias, ou nos perímetros urbanos, onde os espaços são muito restritos e os prazos de execução das obras bastante curtos. Aterros em indústrias para contenção de encostas ou muros de arrimo são também aplicações comuns deste sistema.

Vantagens do solo armado

Segundo o Eng.º Marcos Fernandes, praticante e especialista no assunto, o sistema oferece diversas vantagens. “Além da agilidade com redução dos prazos de execução, as grandes alturas dos aterros são muito favorecidas com a terra armada e os custos ficam bastante reduzidos”, completa Marcos.

De concepção simples, o solo armado utiliza placas de concreto – chamadas de Escamas – e uma armadura nervurada de aço galvanizado, além da terra que compõe o aterro. As escamas são montadas à medida que a terraplanagem avança, de maneira que ao término do espalhamento e da compactação se tem o solo armado finalizado. Via de regra, as fôrmas das escamas são disponibilizadas para a obra que produz a quantidade necessária no próprio canteiro, portanto, sem custo de transporte e com redução de impostos. O concreto utilizado é o convencional, geralmente com resistência característica à compressão de 25,0 MPa. Um sistema de ligação com parafusos une as escamas com a armadura e garante a consolidação monolítica do maciço.

A norma NBR 9286 – TERRA ARMADA, fixa as condições para o projeto e a execução para terrenos reforçados por terra armada.

Fonte (fotos): www.terraarmada.com.br

Solo Armado ou Terra Armada 1

Solo Armado ou Terra Armada - Foto 1

Solo Armado ou Terra Armada 2

Solo Armado ou Terra Armada - Foto 2

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil