Setor brasileiro de cimento entra na era da indústria 4.0

ABCP, SNIC e USP selam acordo para instalação do Hubic, o primeiro Hub de Inovação e Construção Digital

Com o lançamento do Hubic, o Hub de Inovação e Construção Digital, o setor brasileiro do cimento dá um passo importante para se inserir na indústria 4.0. O projeto será instalado na sede da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), em São Paulo-SP, e tem duas prioridades: buscar novos conceitos de impressão 3D em concreto e atrair startups da indústria da construção e da engenharia civil voltadas para soluções que utilizam o cimento como matéria-prima.

O Hubic, que é uma iniciativa da ABCP, em parceria com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC) e a Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), estará sob a coordenação do professor da Poli, Vanderley John, e do diretor de mercado da ABCP, Valter Frigieri. “O Hubic tem três eixos de atuação: inovação, produtividade e sustentabilidade, os quais integram todos os elos da cadeia da construção civil”, resume John.

Modelo da impressora 3D que será construída na sede da ABCP, em uma área de 100 m² Crédito: Prodty
Modelo da impressora 3D que será construída na sede da ABCP, em uma área de 100 m²
Crédito: Prodty

Sobre o projeto 3D, que contará com a instalação de uma impressora em escala real, o professor da Poli-USP afirma que o objetivo é fazer a tecnologia sair da faixa de deslumbramento para ganhar a engenharia. “Estamos buscando uma solução de infraestrutura industrial que faça a tecnologia 3D sair do show para se tornar uma possibilidade concreta para o mercado”, diz. “Esse convênio representa um salto qualitativo nesse processo”, completa Valter Frigieri. A impressora ocupará uma área de 100 m2 dentro da ABCP.

Ainda sobre impressão 3D em concreto, Vanderlei John destaca que uma das prioridades é descobrir formas e estruturas que dêem ainda mais competitividade ao pavimento de concreto para obras urbanas e de infraestrutura. “Não queremos apenas uma máquina que imprima paredes. Buscaremos peças pré-fabricadas de concreto para projetos de infraestrutura”, reforça. O professor da Poli-USP mostrou um exemplo de impressão 3D de placas de concreto para pistas de aeroportos, e que são capazes de amortecer a aterrissagem de cargueiros. A solução já é realidade nos Estados Unidos.

Iniciativa quer substituir construção artesanal por tecnologia de ponta no canteiro de obras

Presente no evento virtual que selou o acordo, o presidente da ABCP e do SNIC, Paulo Camillo Penna, traduz o que representará o Hubic para a construção civil nacional. “Não podemos continuar a conviver com a construção artesanal nos canteiros”, afirma. A diretora da Poli-USP, Liedi Legi Bariani Bernucci, confirma: “O Hubic é uma iniciativa que insere a indústria 4.0 nos componentes da construção civil e de infraestrutura. Isso trará tecnologia de ponta para dentro das obras e dos materiais, o que vai gerar economia e sustentabilidade.”

O projeto nasce com investimento inicial de 8 milhões de reais. Os recursos irão para a construção da impressora 3D e para um espaço coworking que irá abrigar startups parceiras. O espaço terá 230 m2 e capacidade para hospedar até 30 profissionais. “O Hubic nasce de um consórcio que envolve 14 empresas, mas o espaço está aberto para outras companhias e universidades”, frisa Vanderlei John. O objetivo também é atrair parcerias internacionais, para transferência de conhecimento e tecnologia.

Saiba mais sobre o Hubic
 www.hubic.org.br

Entrevistado
Reportagem com base no evento virtual que apresentou o Hubic (Hub de Inovação e Construção Digital) promovido por ABCP, SNIC e Poli-USP.

Contato
www.hubic.org.br/parceiros

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo