Desde o dia 02 de janeiro, a equipe técnica de segurança do trabalho do Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), vem utilizando o aplicativo Btime em seus levantamentos e análises de risco nos canteiros de obras, em todo o Estado de São Paulo.
O app foi desenvolvido especialmente para as necessidades da entidade, proporcionando agilidade, qualidade e rastreabilidade das informações, de acordo com José Bassili, gerente de Segurança Ocupacional do Seconci-SP, e Ricardo Marcon, coordenador de Engenharia de Segurança do Trabalho.
“Nos levantamentos técnicos nas obras, o técnico de segurança não irá mais anotar as informações, voltar à entidade e passá-las a limpo, para encaminhamento posterior à central da digitação do Seconci-SP. No celular corporativo, ele abrirá o aplicativo que espelha os laudos e programas, e introduzirá as informações, transmitindo-as on line diretamente à central de digitação”, explicam Bassili e Marcon.
Para Sonia Moreira, responsável pelos Projetos de Tecnologia da Informação no Seconci-SP, o Btime está alinhado com a estratégia da diretoria da instituição de promover inovação, implementando novas ferramentas, automatizando procedimentos e aprimorando a qualidade e produtividade dos serviços oferecidos pela entidade.
Vantagens do Btime
Segundo Bassili e Marcon, as vantagens do uso do aplicativo são várias:
- Prevenção de equívocos que eventualmente poderiam ocorrer ao transcrever informações a partir de anotações feitas em papel;
- A obtenção de velocidade tanto na digitação quanto na transferência das informações;
- A produtividade é incrementada, pois, após inspecionar um local de construção, o técnico pode seguir diretamente para outro canteiro, eliminando a necessidade de retornar à sede do Seconci-SP;
- Ao abolir o consumo de papel e ao economizar combustível devido à diminuição das viagens dos técnicos, ocorre uma redução nas emissões de gases de efeito estufa.
Gestão de atividades
Sobretudo, uma das grandes vantagens do Btime é que ele oferece uma perspectiva de gestão das atividades em andamento e concluídas, conforme destacado por Bassili e Marcon. Ele fornece detalhes sobre quem executou as tarefas, a localização geográfica, bem como os horários de início e término. Além disso, possibilita a inclusão de imagens e vídeos para a elaboração dos documentos necessários. As informações transmitidas são sincronizadas com a plataforma central onde todos os dados pertinentes são armazenados.
Fontes:
José Bassili é gerente de Segurança Ocupacional do Seconci-SP.
Ricardo Marcon é coordenador de Engenharia de Segurança do Trabalho.
Sonia Moreira é responsável pelos Projetos de Tecnologia da Informação no Seconci-SP.
Contato
Assessoria de imprensa Seconci-SP – rafael.marko@seconci-sp.org.br
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.