Rios Pinheiros e Tietê passam por obras de revitalização; veja projetos

Reverter processos erosivos e recuperação da fauna e da flora são algumas das medidas pretendidas

Rio Pinheiros passa por novas obras na ciclovia. Crédito: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

O Governo do Estado de São Paulo tem como meta promover a recuperação ambiental de dois rios que se tornaram símbolos da capital paulista: o Pinheiros e o Tietê.

No fim de março deste ano, o programa chamado de Novo Rio Pinheiros, lançado em 2019, deu início a uma série de obras que visam reverter os processos erosivos, melhorar o escoamento do canal e levar mais segurança aos usuários dos parques do entorno, em um processo que deve durar cerca de 90 dias. Já na área de ciclovia, a interdição de um trecho de 2,3 km, realizada em 2013 por conta da construção da Linha 17 – Ouro do metrô, está sendo desfeita, para a recomposição da pista de ciclismo

As medidas fazem parte de um projeto ambicioso que pretende revitalizar o rio por meio de ações de saneamento, manutenção e educação socioambiental. Segundo dados divulgados, até o momento, mais de 650 mil imóveis já foram conectados ao sistema de tratamento de esgotos, e a expansão do serviço de saneamento, promovida pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), deve beneficiar mais de 3 milhões de pessoas, evitando que todo o resíduo orgânico desses locais chegue até o canal. 

O programa também prevê o desassoreamento ao longo de seus 25 km de extensão, removendo toda a sujeira de dentro do rio. A ideia não é apenas melhorar a qualidade da água, mas, ainda, revitalizar toda a redondeza, fazendo com que o cidadão usufrua desse espaço, seja por meio da ciclovia ou das áreas verdes previstas.

Ações no Rio Tietê

Projeto IntegraTietê pretende revitalizar o rio. Crédito:
Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

Seguindo o modelo de sucesso do Novo Rio Pinheiros, o Governo de São Paulo lançou o programa IntegraTietê, em 31 de março. A iniciativa prevê várias medidas de curto, médio e longo prazo, a serem cumpridas até 2026, com investimentos de R$ 5,6 bilhões. A meta é realizar, entre outras ações, a ampliação da rede de saneamento básico, o desassoreamento, a recuperação da fauna e da flora e o monitoramento da qualidade da água.

A integração entre governo, iniciativa privada e sociedade civil é um dos pilares desse novo projeto. “Sabemos do tamanho do desafio que é o Tietê. Para isso, pretendemos tratar o rio como uma política do Estado. Integrar todos os atores envolvidos no processo traz uma melhor governança para as ações”, disse Natália Resende, Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. “Além disso, acreditamos que as PPPs [Parcerias Público-Privadas] conferem um ganho de escala e, consequentemente, mais eficiência para o projeto, a longo prazo.”

Serão cinco frentes de atuação ao logo dos 1.100 km do rio, o maior do Estado: saúde e qualidade de vida; controle de cheias; turismo; lazer e integração; e eficiência logística. Para se ter uma ideia, do investimento total, cerca de R$ 3,9 bilhões serão destinados à área de expansão da rede de saneamento e gestão de resíduos, com incremento da capacidade de tratamento de esgoto e expansão das redes e coletores tronco.  

Fontes
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa 
Vogg Experience



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo