Redes sociais alteram negócios na construção civil

23 de fevereiro de 2012

Redes sociais alteram negócios na construção civil

Redes sociais alteram negócios na construção civil 150 150 Cimento Itambé

Facebook, Twitter e Linkedln estão entre as ferramentas mais utilizadas pelas empresas e pelos profissionais do setor, mudando conceitos e impondo tendências  

Por: Altair Santos

Segundo dados do Ibope Nielsen, o Brasil fechou 2011 com 33 milhões de usuários do Facebook, 14,5 milhões do Twitter e 4 milhões do Linkedln. Boa parte dos que se conectam frequentemente a estas redes sociais  é de profissionais que as utilizam para expandir a carreira. Da mesma forma, as companhias também usam essas ferramentas para buscar profissionais qualificados, prospectar negócios e aprimorar pesquisas.  Na cadeia produtiva da construção civil não é diferente, seja qual for o segmento em que a empresa ou o profissional estiver vinculado.

Leandro Kenski: redes sociais influenciam de relacionamentos a projetos de construtoras.

As construtoras estão entre as que melhor têm utilizado as redes sociais. Além de divulgar seus lançamentos, elas utilizam a interação que Facebook e Twitter propiciam para realizar pesquisas de mercado e direcionar seus produtos. Uma tendência do mercado, que é priorizar consumidores interessados em apartamentos com um ou dois quartos, fortaleceu-se depois que foram colhidas informações pelas redes sociais. “Se essas ferramentas constroem e destroem relacionamentos, por que não iriam influenciar também nos projetos das construtoras?”, lembra Leandro Kenski, CEO da Media Factory – especializada em marketing digital.

Outra mudança que as redes sociais trouxeram para o mercado imobiliário foi na relação cliente-vendedor. Um case conhecido no Brasil é o da Marques Construtora, de São Paulo. Desde 2009 a empresa é pioneira no país em colocar o cronograma da obra no Facebook. Diariamente os clientes podem acessar a ferramenta para verificar fotos que comprovam a evolução do empreendimento. “Hoje você consegue alcançar consumidores mais rapidamente e muitas vezes com uma estratégia bem traçada e a um custo baixo. Então, é fundamental que a empresa esteja presente no relacionamento com seus clientes”, reforça Leandro Kenski.

Para o especialista, o mercado imobiliário, junto com o setor de turismo e de comércio eletrônico, está entre os segmentos que melhor utiliza as redes sociais. Boa parte das construtoras e das imobiliárias, por exemplo, já usam Facebook e Twitter como ferramentas de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). “Isso as ajuda a resolver os problemas com mais rapidez. Até porque, se não solucionar, os problemas tendem a se agravar, por causa da rápida repercussão. Se a empresa não faz nada, ela fica à deriva, digamos assim. Então, é ideal que a empresa seja alertada via redes sociais, mas também reaja rapidamente”, destaca o consultor em marketing digital.

Profissionais

Não são apenas as empresas ligadas à construção civil que se beneficiam das redes sociais. Os profissionais que atuam no setor também. Engenheiros e arquitetos, por exemplo, hoje utilizam Twitter, Facebook e Linkedln para prospectar oportunidades de trabalho e trocar informações sobre projetos e tecnologias. Cada ferramenta desempenha uma função neste universo.  “O Linkedln é mais eficiente para formar um networking (rede de relacionamento profissional). Já o Facebook serve para divulgar projetos, teses, uso de novas tecnologias, enfim, troca de conhecimento. Quanto ao Twitter, diria que é útil para uma comunicação rápida, se bem que os profissionais hoje usam as três ferramentas simultaneamente”, finaliza Leandro Kenski.

Redes sociais: está todo mundo conectado.

Entrevistado
Leandro Kenski, CEO da Media Factory

Currículo

– CEO da Media Factory, agência de marketing de performance
– Com mais de 12 anos de experiência em internet, o executivo é o fundador do site iVox e especialista em marketing digital
Contato: @leandrokenski / http://www.mediafactory.com.br

Créditos foto: Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
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