Quer empreender na engenharia? Veja dicas para atrair clientes

Não existe fórmula perfeita, mas alguns procedimentos relativamente simples apontam para bons resultados
13 de agosto de 2020

Quer empreender na engenharia? Veja dicas para atrair clientes

Quer empreender na engenharia? Veja dicas para atrair clientes 1024 553 Cimento Itambé
Captar clientes é a fase mais desafiadora na carreira do engenheiro civil que se propõe a empreender 
Crédito: Banco de Imagens

Captar clientes é a fase mais desafiadora na carreira do engenheiro civil que se propõe a empreender

Crédito: Banco de Imagens

Vencida a etapa para abrir uma empresa de engenharia, seja ela para atuar em projetos, construções, reformas, laudos ou perícias, eis que chega a fase mais desafiadora: captar clientes. Não existe fórmula perfeita para se atingir essa meta, mas há caminhos trilhados por empreendedores que colheram bons resultados, e que servem de exemplo. O engenheiro civil e YouTuber Alex Wetler pesquisou as melhores soluções e as resumiu em 10 estratégias para captação de clientes na engenharia. Muitas são simples, de fácil execução, e que podem ajudar principalmente engenheiros civis e arquitetos empreendedores que estão iniciando a carreira profissional ou aqueles que buscam ampliar a carteira de clientes.

Confira as 10 estratégias

Mídias sociais
Quem não está na internet declina de impulsionar seu negócio. Por quê? Os clientes estão nas mídias sociais e para atingi-los é importante oferecer conteúdo que desperte o interesse. Eles associam conteúdo de qualidade com conhecimento e autoridade. O raciocínio é o seguinte: se essa empresa ou profissional gera conteúdo bom, é porque ela conhece de sua especialidade e vale a pena contratá-la.
Panfletos
Estratégia simples, mas que ainda traz resultado. Por quê? Segundo os mais recentes dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC), 1 em cada 4 brasileiros ainda não tem acesso à internet. Esse é um público que pode ser alcançado por panfletos. Mas é importante levar em conta a lei 20/80 (Lei de Pareto) na elaboração da mensagem. Tem que ser direto, com um bom gancho sobre o serviço prestado, capaz de atingir pelo menos 20% dos que receberem o panfleto.
Google ADS
O Google é a principal plataforma de busca do mundo. Com o Google ADS, a ferramenta se torna parceira para divulgar seu trabalho e sua empresa, através de anúncios segmentados. Ela permite atingir o público que está em busca do serviço a ser prestado.
Visitas a grandes obras
Empreendimentos de grande porte costumam terceirizar serviços dentro do canteiro de obras. Com uma empresa regularizada, é possível participar das cotações, no caso das obras privadas, ou licitações, se for uma obra pública.
Boca a boca
Serviços bem prestados levam o cliente a indicar seu trabalho para outro cliente, e assim sucessivamente.
Jornal de bairro
Essa mídia tradicional tem custos menores do que publicar anúncios em jornais de grande circulação, e é possível alcançar clientes com mais rapidez. Um exemplo: imagine um bairro que esteja passando por expansão imobiliária e recebendo benfeitorias público-privadas. Quem adquirir um imóvel na localidade pode precisar de serviços da construção civil. Com o anúncio no jornal que circula na região, as chances de ser visto são maiores.
Cartão de visitas
Um cartão de visita bem organizado e esteticamente atraente pode gerar melhor impressão no cliente do que qualquer endereço de site ou conta de mídia social. Além da primeira impressão positiva, o cartão de visitas tem outras 3 qualidades: o baixo custo, abre janelas de oportunidades para negócios e ajuda a construir a marca da empresa.
Lojas de materiais de construção
Manter contato com esses estabelecimentos é um bom caminho para atrair clientes. É possível conversar com o dono da loja para deixar panfletos e cartões de visita no balcão, acessível a quem estiver procurando um serviço de engenharia civil ou de arquitetura.
Obra com qualidade
Quem busca o serviço da construção civil espera por um resultado final que o satisfaça. Uma obra bem construída, por si só, serve de chamariz para atrair outros clientes.
Síndico
Se a obra em um condomínio for bem feita, o potencial de o síndico sugerir o nome da empresa para outros condomínios é grande.

Assista ao vídeo sobre as 10 estratégias para atrair clientes

Entrevistado
Engenheiro civil e YouTuber Alex Wetler, empreendedor da construção civil

Contato
contato@alexwetler.com.br
www.alexwetler.com.br

 

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330

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