Qualidade da obra passa pela dosagem correta do concreto

Método da ABCP facilita caminho para que projetista e construtor obtenham traço adequado do material
18 de novembro de 2020

Qualidade da obra passa pela dosagem correta do concreto

Qualidade da obra passa pela dosagem correta do concreto 1024 681 Cimento Itambé
Quanto maiores os cuidados com a proporção dos materiais que constituem o concreto, melhor a qualidade do produto Crédito: Banco de Imagens

Quanto maiores os cuidados com a proporção dos materiais que constituem o concreto, melhor a qualidade do produto
Crédito: Banco de Imagens

Na Concrete Show Xperience – evento virtual da principal feira brasileira sobre concreto -, o engenheiro civil Rubens Curti repetiu a videoaula sobre “Dosagem do concreto pelo método ABCP”, que já havia apresentado em julho de 2020. Supervisor dos laboratórios em tecnologia de concretos e agregados da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) o engenheiro deixa claro que quanto maiores os cuidados com a proporção dos materiais que constituem o concreto – também conhecido por traço – melhor a qualidade do produto.

A dosagem precisa considerar o tipo de Cimento Portland, os agregados miúdos (areia) e graúdos (pedra brita), a água e novos componentes que passaram a interagir com o concreto, como os aditivos, as fibras e os pigmentos. Também precisa considerar os seguintes requisitos: trabalhabilidade, resistência físico-mecânica, permeabilidade/porosidade, que vão influenciar a durabilidade, condição de exposição e custo. “Esses dados são fundamentais para que se possa realizar uma dosagem adequada do concreto”, relata Curti.

Os esforços mecânicos a que o concreto estará submetido ao longo de sua vida útil também influenciam na dosagem do material. Da mesma forma, a qualidade dos agregados. O ideal é que eles atendam às normas técnicas relacionadas com o concreto, como a ABNT NBR 16697 (Cimento Portland – Requisitos), a ABNT NBR 15900 (Água para amassamento do concreto) e a ABNT NBR 7211 (Agregados para concreto – Especificação). Rubens Curti ressalta ainda que os ensaios em laboratório são igualmente importantes para a dosagem correta do concreto.

Tipo de Cimento Portland também influencia nos cálculos da dosagem

Rubens Curti alerta que todo o concreto precisa ter um desvio padrão mínimo, em função da umidade e do volume dos agregados. Um exemplo: a areia, quando úmida, incha e aumenta seu volume. O tipo de Cimento Portland também influencia nos cálculos da dosagem. Por isso, é importante escolher o Cimento Certo, seguir as especificações do projeto e ter como referências duas normas técnicas: ABNT NBR 6118 (Estruturas de Concreto Armado – Procedimento) e ABNT NBR 12655 (Concreto de Cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação).

Em sua videoaula, Rubens Curti apresenta tabelas práticas para fixar a relação água/cimento (a/c) e o consumo dos agregados miúdos e graúdos, o que torna o método ABCP uma ferramenta prática para a produção de concretos com qualidade. No entanto, ele alerta que são muito importantes os ensaios em laboratório antes de colocar o concreto na obra. Outro detalhe destacado pelo engenheiro é que a metodologia não atende concretos autoadensáveis, concretos de consistência seca, como CCR (Concreto Compactado a Rolo), além de blocos e pisos intertravados. “Esses são concretos com características diferentes”, frisa.

Curti finaliza a videoaula lembrando que existem outros métodos de dosagem, mas o objetivo é único: obter um concreto com qualidade. Ele também ressalta que o uso correto de cada um dos componentes para produzir o material gera economia para a obra e garante melhores níveis de resistência e durabilidade.

Assista à videoaula “Dosagem do concreto pelo método ABCP” (necessário cadastrar)

Acesse pelo canal Concrete Show Xperience

ou pelo ABCPonLINE

Veja a apresentação do engenheiro civil Rubens Curti

Contato
cursos@abcp.org.br

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil