Qual o melhor tipo de terreno para construção?

Avaliação deve levar em conta inclinação, tipo de solo, localização e orientação solar
27 de dezembro de 2023

Qual o melhor tipo de terreno para construção?

Qual o melhor tipo de terreno para construção? 1024 770 Cimento Itambé
Terrenos em declive e aclive tendem a demandar maiores custos pelo fato de que podem necessitar movimentação de terra e construção de contenções.
Crédito: Envato

Antes de começar a construir e, até mesmo de comprar um terreno, é fundamental avaliar algumas características do local para criar o melhor projeto e estimar os custos da construção. 

Confira os aspectos que devem ser levados em consideração:

Tipos de terrenos: vantagens e desvantagens

Vinícius Bernardo, arquiteto, urbanista e co-fundador do Baya Arquitetos, e Alvimar Alvares Malta, professor de engenharia da Newton Paiva, explicam sobre os tipos de terrenos e mencionam os pontos positivos e negativos de cada um:

Terrenos planos

De acordo com Malta são aqueles que possuem o nível topográfico alinhado com a via pública (rua, avenida, etc) na qual encontram-se localizados. Bernardo ainda lembra que eles mantêm o mesmo nível tanto na parte frontal quanto nos fundos

“Entre as vantagens estão: a facilidade na construçãobaixo custo em projetos estruturais, uma vez que demandam menos trabalho de adaptação ao relevo. A ausência de grandes movimentações de terra, que simplifica o processo construtivo. Além de permitir uma melhor conexão com jardins e espaços ao ar livre”, afirma Bernardo.

Por outro lado, Malta lembra que com relação ao escoamento de águas pluviais, deve-se tomar cuidado para que haja uma mínima declividade para evitar empoçamento de água e manifestações patológicas dele decorrentes. 

Terrenos em declive

Os terrenos em declive são aqueles em que o nível topográfico do fundo do terreno encontra-se abaixo do nível da via pública na qual encontram-se localizados, segundo Malta. 

“Suas vantagens incluem a possibilidade de construir áreas sociais no nível da rua, garantindo uma casa com sensação de térrea. O desnível também permite a criação de garagens no subsolo. Por outro lado, as desvantagens são áreas como o espaço gourmet, que podem acabar isoladas devido ao desnível. A ventilação e vista também podem ser prejudicadas, pois os muros altos podem obstruir a vista e impedir a passagem de vento adequada. Os custos da construção também podem ser elevados, pois nesse tipo de terreno há uma necessidade de estruturas de contenção, como muros de arrimo, e maior movimentação de terra que elevam o investimento inicial”, destaca Bernardo.

Na opinião de Malta, terrenos em declive tendem a permitir maior privacidade aos usuários da construção. 

Terrenos em aclive

Malta explica que os terrenos em aclive são aqueles em que o nível topográfico do fundo do terreno é elevado em relação à via pública na qual estão localizados.

“Dentre suas vantagens são uma presença mais imponente na paisagem. Maior luz natural e ventilação, pois a elevação natural do terreno favorece a iluminação e a circulação de ar. No entanto, as desvantagens são semelhantes às dos terrenos em declive. O projeto estrutural tende a ser mais complexo e caro, exigindo reforços como muros de arrimo. O custo e o esforço para manter a integridade do terreno também são maiores”, pontua Bernardo.

Para Malta, os terrenos em aclive tendem a potencializar as fachadas da construção

Construção em terrenos de aclive e declive: quais os cuidados?

Para uma construção bem-sucedida em terrenos inclinados é necessário a elaboração de um projeto planialtimétrico detalhado, de acordo com Bernardo. “Este estudo topográfico é essencial, pois oferece uma representação precisa das variações de nível no terreno, permitindo que o arquiteto tome decisões informadas sobre a implantação do empreendimento. A construção em terrenos com declive ou aclive pode resultar em projetos arquitetônicos visualmente marcantes”, destaca o arquiteto e urbanista.

Localização na cidade e na quadra: o que observar?

Ao escolher um terreno, é essencial considerar como o tipo de projeto – seja um sobrado, casa térrea, ou uma construção com piscina e jardins – influencia na escolha do local. “A presença de construções altas nas proximidades, como sobrados, pode afetar a ventilação e a incidência de luz solar, especialmente em casas térreas”, informa Bernardo.

Tipo do solo

Malta lembra que a avaliação do tipo de solo, bem como o conhecimento da profundidade do nível de água do terreno, são determinantes para se prever maior ou menor custo com as fundações da edificação. “Para ser mais assertivo, recomenda-se a execução de uma sondagem no solo para se caracterizar o perfil geotécnico do terreno”, sugere o professor.   

Bernardo acredita ser importante realizar um estudo geofísico para revelar a composição do soloargiloso, arenoso ou silte – e suas propriedades de suporte de carga. “Dependendo do tipo de solo, podem ser necessárias técnicas específicas de fundação para garantir a estabilidade e minimizar a movimentação do terreno”, analisa.

Orientação solar

A orientação solar será importante para definir o grau de iluminação dos ambientes projetados na edificação. “Assim sendo, a edificação deverá ser projetada de modo a se aproveitar ao máximo essa característica, mas o desejo do cliente pode divergir, como, por exemplo, em casos que se prefira ambientes com menor luminosidade”, justifica Alvimar.

Infraestrutura do terreno

É necessário fazer uma análise do que cerca seu lote. “Verificar a proximidade e a qualidade dos serviços públicos, eletricidade, água, esgoto e internet. A presença de postes, bueiros, árvores nativas e sinalização pode impactar o design do projeto e as necessidades de adaptação, na fachada ou garagem, por exemplo”, recomenda Bernardo.

Entrevistados
Vinícius Bernardo é arquiteto e urbanista, co-fundador do Baya Arquitetos.
Alvimar Alvares Malta é professor de engenharia da Newton Paiva.

Contatos
Assessoria da Newton Paiva – contato@dezoitocom.com.br

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP

A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.

27 de dezembro de 2023

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil