Projeto realiza capacitação digital de profissionais da construção

Programa oferece cursos introdutórios de informática e facilita o acesso à internet para os participantes
11 de janeiro de 2024

Projeto realiza capacitação digital de profissionais da construção

Projeto realiza capacitação digital de profissionais da construção 1024 575 Cimento Itambé
Projeto Click já beneficiou mais de 130 colaboradores.
Crédito: Instituto A.Yoshii

Uma das grandes questões do setor da construção civil é a falta de mão de obra, além da qualificação destes profissionais. Com a necessidade cada vez mais latente da modernização do canteiro de obras, um dos grandes desafios é integrá-los ao uso de tecnologias. Para promover a inclusão digital dos colaboradores do canteiro de obras, o departamento de Recursos Humanos da Grupo A.Yoshii, em colaboração com o Instituto A.Yoshii e em parceria com o Senai Londrina, desenvolveu o Projeto Click.

O programa acontece regularmente, duas vezes por semana ao longo de todo o ano, oferecendo cursos introdutórios de informática, workshops e facilitando o acesso à internet para os participantes.

“O Projeto ‘Click – Inserção Digital’ teve início em 2010 com o objetivo de promover o acesso dos colaboradores do Grupo A.Yoshii ao universo digital, por meio de aulas de informática básica”, pontua Aparecido Siqueira, presidente do Instituto A.Yoshii.

Crédito: Assessoria de imprensa

De acordo com Siqueira, em 2024 os alunos darão início ao módulo II do curso, com aulas até o mês de abril. O projeto é divulgado nos canteiros de obras para todas as lideranças (mestres, contramestres, encarregados, almoxarifes e administrativos) e aqueles que tiverem interesse devem se inscrever conforme a disponibilidade de novas turmas.

“A expectativa é dar continuidade ao projeto no próximo ano, com uma nova turma em Londrina. A expansão dessa iniciativa para as outras praças onde o Grupo A.Yoshii atua – Maringá, Curitiba e Campinas – está em avaliação”, destaca Siqueira.

Resultados

Até o momento, o Projeto Click já beneficiou mais de 130 colaboradores, segundo Siqueira. Mas os resultados vão além de números. 

Crédito: Assessoria de imprensa

“Adquirir conhecimentos básicos em informática é fundamental para a inclusão e o desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo. Com as aulas do ‘Projeto Click’, os colaboradores relatam avanços no trabalho diário, como na questão da digitação, no manuseio dos notebooks e em outras ferramentas digitais de trabalho, no acesso às planilhas de Excel e às ferramentas de pesquisa na internet, além de

envio de e-mails”, relata Siqueira. 

O mestre de obras Emerson Aparecido de Jesus é responsável por coordenar todos os serviços no canteiro e se interessou pelo projeto porque nunca teve a chance de fazer um curso de informática. “Quero muito aprender para estar atualizado, poder responder e-mails de trabalho, montar planilhas, fazer pesquisas e buscar arquivos. Oportunidades como essa mostram que a empresa valoriza as pessoas, não apenas o trabalho. Para mim, todo esse aprendizado é mais um degrau rumo ao meu desenvolvimento pessoal e profissional”, comenta. 

Crédito: Assessoria de imprensa

Da mesma forma, o mestre hidráulico Mauro Caetano sempre teve vontade de aprender, mas nunca encontrava o momento certo. “Como hoje em dia tudo está ligado ao meio digital, eu não poderia ficar para trás. Ainda estou me familiarizando com as teclas, mas já estou ganhando mais confiança com as aulas e muito motivado com esse novo aprendizado, pois, no dia a dia, tenho que me comunicar a todo momento com os mestres de obras e engenheiros para discutir os projetos, além de trabalhar com planilhas. Encaro essas aulas como uma grande oportunidade para me desenvolver profissionalmente e na vida pessoal também. É um conhecimento essencial”, afirma. 

Entrevistados
Aparecido Siqueira é presidente do Instituto A.Yoshii.
Emerson Aparecido de Jesus é mestre de obras.
Mauro Caetano é mestre hidráulico.

Contato
Assessoria de imprensa Instituto A.Yoshii  – analuiza@centralpress.com.br

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP

A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.

11 de janeiro de 2024

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil