Projeto maranhense é nº 1 da arquitetura nacional

Complexo administrativo a ser construído em São Luís superou 1.643 trabalhos, inscritos na 10ª edição do Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa

Complexo administrativo a ser construído em São Luís superou 1.643 trabalhos, inscritos na 10ª edição do Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa

Por: Altair Santos

O Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa é considerado uma espécie de Oscar para o setor. Dividido em dez categorias, o principal projeto eleito é contemplado com o título de “master da arquitetura”. Em 2013, quem obteve esta conquista foi o Complexo Administrativo do Estado do Maranhão. Projetado pelo arquiteto Domingos Brito, de São Luís-MA, a criação propõe um novo centro cívico para a capital maranhense – São Luís. A ideia é articular, por meio de uma praça cívica, uma série de edifícios públicos, interligando-os ao centro histórico da cidade, tombado como patrimônio da humanidade, e à chamada cidade nova.

Complexo administrativo do Maranhão: projeto equilibra obras novas com retrofit.

O complexo maranhense concorreu com outros 1.643 projetos de todo o Brasil e, além da concepção arquitônica, as propostas para sua construção também contribuíram para que ganhasse o prêmio. “O sistema construtivo adotado buscou conciliar necessidades de redução de custos, rapidez de execução e flexibilidade máxima para os planos de trabalho. Para tanto, toda a estrutura concentra-se em peças pré-fabricadas”, explica Arthur de Mattos Casas. O uso de concreto aparente nas fachadas dos edifícios também prevalece no layout do projeto vencedor da 10ª edição do Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa.

Outra característica do novo centro cívico a ser construído em São Luís é que ele propõe também o retrofit de edifícios já existentes no local: o atual complexo administrativo e a Fábrica São Luís, que será restaurada para receber a Câmara  Municipal de São Luís. “A necessidade de manter as edificações já construídas pautaram a definição do partido arquitetônico. Propusemos um desenho que, ao mesmo tempo, conectasse o conjunto a ser edificado, gerando vazios em harmonia com o pré-existente. Foi o desafio que teve que ser superado”, define o arquiteto Domingos Brito.

O projeto levou em consideração a característica bioclimática da capital maranhense. Por São Luís estar em uma das regiões mais quentes do país, houve uma preocupação especial com a questão térmica. Neste quesito, mais uma vez o projeto de retrofit  manteve  como base à proteção da insolação ambiental para o interior dos edifícios. “Procurou-se encontrar equilíbrio entre transparência e proteção térmica. Propusemos, assim, uma sequência de brises verticais em painéis de alumínio e vidro e placas fotovoltaicas, para aproveitamento da energia solar. A solução não só responde a nossos anseios quanto à auto-sustentabilidade, como unifica e da a plástica arquitetônica necessária para a integração da área externa e interna do complexo administrativo.”

Além do prêmio master, o Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa também elege projetos vencedores nas seguintes categorias: estudantes, que envolve as escolas de arquitetura e urbanismo do país; esportivo, comercial, shopping centers, educação, obras públicas, green building, hotelaria, retrofit e indústria. Em cada uma destas categorias, os vencedores nacionais foram:

Estudante
Edifício Urban, São Paulo-SP – Giovanne Mafra
Esportivo
Centro Pan-americano de Judô, Lauro Freitas-BA – Effect Arquitetura
Comercial
Torre de Broadcasting, Rio de Janeiro-RJ – Daniel Gusmão Arquitetos Associados
Shopping Center
Parque Shopping Maceió, Maceió-AL – AFA-André Sá e Francisco Mota Arquitetos
Educação
Nova Ambiência de Gerência de Pessoas do Banco do Brasil, Brasília-DF – Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Banco do Brasil
Obras públicas
Complexo Administrativo do Estado do Maranhão, São Luís-MA – Domingos Brito Arquitetura
Green Building
CasaE Basf, São Paulo-SP – Athié-Wohnrath
Hotelaria
Parque Mariana Hotel Ponta do Coral, Florianópolis-SC – Doria Lopes Fiuza Arquitetos Associados
Retrofit
Hospital Samaritano, Rio de Janeiro-RJ – Amil Projetos
Indústria
Nova fábrica da Unilever, Aguaí-SP – GCP Arquitetos

Já a Domingos Brito Arquitetura também é vencedora de outras edições do Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa. Em 2005, ganhou com o projeto do hotel predial American Flat Residence; em 2006, com o hospital da Unimed, em São Luís, e o residencial predial Two Tower Residence; em 2007, Franere Hotel Design; em 2008, condomínio Pestana Beach; em 2010, condomínio Quintas das Flores; em 2011, Câmara Municipal de São Luís, e em 2013, complexo administrativo do Estado do Maranhão.

Entrevistado
Arquiteto Domingos Brito,  diretor da Domingos Brito Arquitetura
Contato
dbrito@elo.com.br
www.domingosbritoarquitetura.com

Crédito foto: Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo