Projeto do novo Complexo do Pacaembu ganha prêmio internacional de arquitetura

Revista britânica The Architectural Review realizará a premiação oficial em junho
3 de maio de 2023

Projeto do novo Complexo do Pacaembu ganha prêmio internacional de arquitetura

Projeto do novo Complexo do Pacaembu ganha prêmio internacional de arquitetura 1024 576 Cimento Itambé
Fachada do novo Complexo do Pacaembu, que acaba de ganhar um prêmio internacional.
Crédito: Divulgação

O projeto de reforma do Complexo do Pacaembu foi o vencedor da categoria Novo e Antigo do prêmio AR Future Projects, promovido pela revista britânica “The Architectural Review”. O anúncio foi realizado em 14 de março, e a premiação oficial está marcada para junho, em Londres, na Inglaterra.

A prestigiada revista também destacou o projeto brasileiro, assinado pelos escritórios Raddar e Progen, como sendo um dos dois competidores mais “altamente recomendados” pelos jurados da premiação, que incluíam urbanistas, empresários e arquitetos. Alguns dos outros vencedores foram o Anthony Timberlands Center (Vencedor Geral), em Arkansas, EUA; o Kaya Medical Campus (Cívico e Comunitário), em Kaya, Burkina Faso; a Trondheim Central Station (Infraestrutura), em Trondheim, Noruega; e o Cais (Hotelaria e Lazer), em Florianópolis, outro destaque brasileiro.  

Projeto do novo Pacaembu

O Complexo do Pacaembu é administrado pela concessionária Allegra Pacaembu, que, em janeiro de 2020, assumiu a gestão do local por 35 anos, com o objetivo de “entregar de volta à cidade um equipamento totalmente restaurado e modernizado, respeitando a sua história e amplificando seu significado”. A previsão de investimento é de mais de R$ 400 milhões.

As arquibancadas serão refeitas, e o gramado, reconstituído.
Crédito: Divulgação

Iniciadas em junho de 2021, as obras preveem a construção de um edifício de nove andares, com quatro deles subterrâneos. Todo o processo de reforma, modernização e restauro terá como norte o conjunto arquitetônico original, seguindo as aprovações dos Conselhos Estadual e Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e das Secretarias Municipais competentes.

Com finalização das obras prevista para janeiro de 2024, o espaço contará com um edifício multifuncional integrado ao clube poliesportivo, um complexo para eventos, hotel, estacionamentos, galeria de arte e um centro de medicina esportiva. O local onde abriga, atualmente, o antigo estacionamento será transformado em uma praça interna de convivência, com ampla oferta de alimentação e serviços.

Segundo a ARE Arquitetura, responsável pelo projeto arquitetônico, o local contará com climatização completa, aquecimento da piscina, carregadores para veículos elétricos e sistema de monitoramento inteligente, com alarmes remotos. Além disso, as arquibancadas serão inteiramente refeitas, e o gramado, reconstituído.

A previsão é de que o Complexo receba cerca de 7 mil pessoas por dia.
Crédito: Divulgação

A ideia dos responsáveis é que o novo Pacaembu receba diariamente mais de 7 mil pessoas, com acesso gratuito, além, claro, do público que irá prestigiar os jogos e os eventos especiais. Com isso, o número deverá chegar a 3 milhões de visitantes por ano. 

Inaugurado em abril de 1940, o estádio do Pacaembu surgiu com a promessa de se tornar o mais moderno da América Latina, oferecendo ao público esporte, cultura e lazer, além de valorizar a região central de São Paulo.

Fontes
Allegra Pacaembu
ARE Arquitetura

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa 
Vogg Experience

3 de maio de 2023

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil