Projeto deixa rua de Jundiaí mais segura e acolhedora

Criação de uma Área da Infância e de ciclofaixas foram algumas das medidas adotadas

Medidas moderadoras de tráfego, como uma chicana, foram implementadas.
Crédito: Bruno Batista/WRI Brasil

A iniciativa Ruas Completas SP concluiu seu primeiro projeto-piloto realizado em Jundiaí (SP), transformando a rua Lacerda Franco em um local mais arborizado, seguro e atrativo para as crianças.

A ação é uma parceria entre a WRI Brasil, a Vital Strategies, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o Instituto Cordial e a Respeito à Vida (Detran-SP), que têm como objetivo reduzir as mortes e as lesões no trânsito. Outras 19 cidades do Estado de São Paulo fazem parte do projeto, além de várias outras localidades pelo país. 

Em Jundiaí, houve intervenção em aproximadamente 400 metros da via, com ampliação do espaço reservado para pedestres e ciclistas, que passou de 37,6% para 55% da área de rua. Uma ciclofaixa bidirecional foi criada, além de extensão da calçada, com triplicação do número de bancos distribuídos pelo espaço. Novos vasos, balizadores e tachões também foram colocados para aumentar a segurança e a tranquilidade de quem estiver por ali. 

Na rua Lacerda Franco, agora há a chamada Área da Infância de Jundiaí, que abriga, desde 2021, um espaço municipal instalado em um prédio histórico – com atividades educativas e culturais dedicadas especialmente às crianças. Com a reestruturação do entorno do local, agora é possível que os pequenos brinquem ao ar livre, com mais conforto e segurança, em um amplo espaço de lazer.

Diminuindo a velocidade dos carros

Antes e depois do trecho da rua Lacerda Franco, em Jundiaí.
Crédito: Bruno Batista/WRI Brasil

A principal medida para evitar acidentes foi a diminuição da velocidade máxima da via para 30 km/h, além de uma sinalização especial dizendo que aquela é uma Área da Infância. As primeiras ações de monitoramento da rede Ruas Completas SP mostram que as mudanças já surtiram efeito, e que as motocicletas e os carros, que antes atingiam média de 50 km/h e 40 km/h, respectivamente, agora trafegam a 20 km/h. Uma queda significativa, já que, de acordo com dados da WRI Brasil, cada 1 km/h mais lento pode representar 4,5% menos ocorrências fatais. 

Além disso, a implementação de uma chicana (medida de moderação de tráfego que faz com que o veículo precise contornar uma pintura, por exemplo) serve para dificultar o acesso a velocidades elevadas. “Em Jundiaí, nossos investimentos com campanhas de conscientização e fiscalização estão focados justamente nisso: diminuir as mortes no trânsito”, disse o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, durante a seleção do município para o projeto Ruas Completas SP. “Nos últimos anos, o número de acidentes tem diminuído na nossa cidade, mas ainda é possível conquistar números melhores.”

Para realizar as obras de acordo com a necessidade do local, a prefeitura ouviu moradores e fez reuniões com comerciantes, para colher percepções e saber dos anseios de cada grupo.

Além de Jundiaí, a rede inclui as seguintes localidades do estado de São Paulo: Araraquara, Bauru, Bebedouro, Campinas, Campos do Jordão, Capão Bonito, Catanduva, Diadema, Francisco Morato, Guarulhos, Jacareí, Limeira, Piracicaba, Registro, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Santo André, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

Fontes
WRI Brasil
Frente Nacional de Prefeitos
Prefeitura de Jundiaí

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa 
Vogg Experience



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