Prefeitura de Porto Alegre lança sistema que aprova licenças em um dia

Nova ferramenta funciona para obras em residências, pequenos comércios e serviços
15 de junho de 2022

Prefeitura de Porto Alegre lança sistema que aprova licenças em um dia

Prefeitura de Porto Alegre lança sistema que aprova licenças em um dia 1024 684 Cimento Itambé
Cerca de 60% dos projetos licenciados em Porto Alegre (RS) podem se enquadrar neste modelo.
Crédito: Envato

A Prefeitura de Porto Alegre (RS) lançou um serviço de licenciamento expresso que prevê maior agilidade na aprovação de projetos de baixo ou médio impactos urbanísticos. De acordo com o órgão, se for protocolado de maneira correta, a licença poderá ser autorizada em 24h. Intitulado “Licenciamento no Dia”, o sistema fará uma automatização dos projetos aprovados pelo Escritório de Licenciamento, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).

Segundo o prefeito Sebastião Melo, este novo serviço deve diminuir para 30 dias o prazo médio total de aprovação de projetos, incluindo os médios e grandes.

Cerca de 60% dos projetos licenciados podem se enquadrar neste modelo. De acordo com a Smamus, os seguintes tipos de obras podem aderir ao Licenciamento no Dia: 

-Casas ou casas em condomínios;

-Pequenos comércios como farmácias, padarias, açougues, bares, restaurantes e lanchonetes, lojas de eletrodomésticos e de móveis;

-Serviços, como garagens comerciais, barbearias, salões de beleza, clínicas e consultórios médicos e odontológicos, consultórios veterinários, clubes, creches, entre outros.

Acima de tudo, ele é integrado ao plano diretor e verifica automaticamente se os dados do projeto estão de acordo com o regime urbanístico. 

Além da agilidade na aprovação de projetos, que é uma das grandes dificuldades da área, este sistema ainda deixa o processo bem mais prático, evitando a necessidade de deslocamento ou impressão de documentos. 

No licenciamento expresso, o responsável técnico – engenheiro ou arquiteto – se compromete em garantir que o projeto e a obra do imóvel estejam em conformidade com a lei. Se houver alguma inconformidade durante o preenchimento do cadastro no site, o sistema barra a solicitação automaticamente.

No entanto, se forem constatadas irregularidades posteriormente, o responsável técnico e o proprietário do imóvel serão notificados para que façam as correções necessárias e estão sujeitos a penalidades.

Como acessar o Licenciamento no Dia? 

Para solicitar o licenciamento expresso, basta acessar o Portal de Licenciamento da prefeitura de Porto Alegre. Em seguida, o profissional deve fazer o cadastro ou o login, além de clicar na aba “Serviços Urbanísticos e Ambientais”. Lá haverá um formulário a respeito do projeto para preencher. 

Com as informações preenchidas, um técnico da Smamus irá conferir se os documentos foram corretamente anexados. Esta é a única fase que passa por interação humana. 

Inovações na legislação

Para promover a adesão a esta nova ferramenta, foram necessários alguns esforços no sentido de ajustar as leis presentes. Em fevereiro de 2022, por exemplo, houve a publicação do Decreto 21.393/22, com o intuito de regulamentar a documentação, apresentação gráfica e análise dos projetos.

Fonte
Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (Smamus)

Contato
smams@portoalegre.rs.gov.br

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP

15 de junho de 2022

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil