Prefeitura de Manaus utiliza pavimento de concreto em região portuária

Obra utilizou 750 m³ de concreto, entre armado e compactado a rolo, para suportar o fluxo de carretas
3 de maio de 2023

Prefeitura de Manaus utiliza pavimento de concreto em região portuária

Prefeitura de Manaus utiliza pavimento de concreto em região portuária 1024 683 Cimento Itambé
Para evitar problemas com o trânsito, a obra foi realizada em três fases.
Crédito: Antônio Pereira/Semcom

A prefeitura de Manaus (AM) entregou em março a obra de implantação do pavimento rígido na região conhecida como porto Chibatão. O trecho que recebeu a pavimentação de concreto fica entre avenidas Presidente Kennedy e Rodrigo Otávio, no bairro Colônia Oliveira Machado.

Este complexo portuário amazonense é considerado um dos maiores portos privados da América Latina. Nesta região, há um intenso tráfego de caminhões com contêineres, que fazem a rota do porto Chibatão até as empresas do Distrito Industrial. De acordo com o prefeito da cidade, David Almeida, essa obra é uma reinvindicação antiga, de mais de três décadas. 

As obras foram iniciadas em julho de 2022 e concluídas em março de 2023. Para David, a mudança traz mais agilidade e fluidez ao trânsito. Além da inserção do pavimento de concreto, foi aumentado o raio da pista. Desta forma, as carretas poderão fazer o retorno e se dirigir ao Distrito Industrial.

Processo de implantação do pavimento rígido

Primeiramente, antes da troca de pavimentação, foi realizado um estudo a respeito dos problemas de afundamento na área. Por meio desta avaliação, foi possível verificar que o antigo pavimento, feito apenas com massa asfáltica e sem a concretagem, era frágil e flexível. Isto fazia com que ele não suportasse o peso das carretas que transitam diariamente nessa região. 

Para evitar problemas com o trânsito, a obra foi realizada em três fases. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), responsável pela execução dos serviços, um dos grandes desafios foi o período chuvoso, que comprometeu o andamento da obra.

Após o estudo, foi realizada a demolição do pavimento existente e serviços de terraplanagem. Esse passo permitiu a recuperação base e sub-base do solo. Posteriormente, foi aplicada uma camada de 20 cm de espessura de concreto compactado a rolo. Para estabilizar e regularizar a base, também houve a inserção de 20 cm de concreto armado. Esse processo possibilita a sustentação das cargas, sem deformidades na pista.

“Foram mais de 750 m3 de concreto, entre concreto armado e compactado a rolo, com camada dupla de aço nesse trecho, para que suporte o fluxo de carretas e carros pesados que trafegam por aqui. Sem dúvida, é uma obra importante”, destacou o secretário da Seminf, Renato Junior. 

Por fim, as equipes finalizaram os serviços de revitalização do entorno, com recuperação das calçadas, meio-fio e sarjetas. 

Essa não foi a primeira vez que a Prefeitura de Manaus implantou o pavimento rígido em um trecho com intenso movimento de veículos pesados. Em 2021, a técnica foi empregada nas vias do Distrito Industrial e na Bola da Suframa.

Fontes
Prefeitura de Manaus e Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf)

Contato
Assessoria de imprensa: semcommanaus@gmail.com

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP

3 de maio de 2023

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