Piracicaba terá 45 km de vias em pavimento urbano de concreto

Foco é nas principais ruas do município, nas entradas da cidade e nas avenidas com maior fluxo de veículos
3 de abril de 2024

Piracicaba terá 45 km de vias em pavimento urbano de concreto

Piracicaba terá 45 km de vias em pavimento urbano de concreto 1024 682 Cimento Itambé
As avenidas Conde do Pinhal, Limeira e 1° de Agosto (sentido Piracicaba – São Pedro) já receberam a aplicação do pavimento de concreto.
Crédito: Prefeitura de Piracicaba | Semuttran

Em dezembro de 2023, a Prefeitura de Piracicaba (SP), por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), deu início à aplicação de pavimento urbano de concreto em suas vias. A ação começou pela rua Professor Benedito de Andrade, no Unileste, e deve englobar 32 pontos do município, contemplando cerca de 45 km de avenidas e ruas da cidade com intenso fluxo de veículos.

As obras fazem parte de um pacote de recape com material asfáltico e de concreto, que deve beneficiar 258 km de vias de Piracicaba. Este projeto deve acontecer em quatro etapas.

De acordo com a Prefeitura de Piracicaba, nesta primeira fase de pavimentação será utilizado o PUC (Pavimento Urbano de Concreto), para tráfego leve e para tráfego pesado, com alternância do dimensionamento (espessura) das camadas de concreto.

O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, destacou que o foco é nas principais vias do município, nas entradas de Piracicaba e ruas com maior fluxo de veículos. Ainda segundo Almeida, a cidade tem 1.800 km de malha asfáltica e cerca de 85% deste pavimento encontra-se com a vida útil vencida.

“Nos últimos 18 anos, não ocorreram serviços de recapeamento asfáltico, então resolvemos fazer um projeto parrudo, com concreto, por conta da maior durabilidade”, afirmou Almeida.

Teste com o pavimento de concreto e preparação das vias

Antes de fazer a aplicação do material nas vias, foi feita uma placa teste e o desempenho foi satisfatório, de acordo com o engenheiro Evandro Oriani Sotto, da Semuttran. Ainda segundo informações de Sotto, não houve retração do concreto, que é um indicador de resultado positivo. Após esta etapa, foi iniciada a aplicação definitiva do pavimento de concreto. “É uma tecnologia inovadora, que tem grande durabilidade”, destacou Sotto.

Em alguns casos, os trabalhos que antecedem a pavimentação incluem a extensão da rede de drenagem de águas pluviais, com demarcação topográfica, escavação, assentamento dos tubos, execução de poço de visita e execução de boca de lobo, além de terraplenagem, compactação, e camadas de pedras e BGS (Brita Graduada Simples).

Vantagens do pavimento de concreto urbano

De acordo com a Prefeitura do Município de Piracicaba, o pavimento de concreto tem maior durabilidade, diminui o custo com manutenção de veículos e a possibilidade de ocorrência de acidentes, agiliza o trânsito e diminui a poluição, pois não deforma quando há aceleração, frenagem e provas de cargas dos veículos. “Há menor interferência de manutenção preventiva e corretiva; maior segurança do usuário devido a macro e microtexturas; melhor reflexão da luz na superfície do pavimento; economia de até 30% nos gastos com iluminação pública e redução na temperatura ambiente em até 5 ºC, devido à superfície clara”, informou o órgão.

Andamento das obras

Em março de 2024, as avenidas Conde do Pinhal, Limeira e 1° de Agosto (sentido Piracicaba – São Pedro) foram liberadas após a aplicação do pavimento de concreto. Atualmente, a obra de asfaltamento prossegue na avenida 1º de Agosto, seguindo na mesma direção, desde o posto de gasolina Rezendão até a passagem de pedestres (Arcelormittal).

Fonte
Prefeitura de Piracicaba (SP) e Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes).

Contato
semuttran@piracicaba.sp.gov.br 

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP

A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé. 

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