PIB da construção civil cresce pelo sétimo trimestre consecutivo

Taxa teve alta de 0,8% no 1º trimestre de 2022 em comparação aos últimos três meses de 2021
3 de agosto de 2022

PIB da construção civil cresce pelo sétimo trimestre consecutivo

PIB da construção civil cresce pelo sétimo trimestre consecutivo 1024 683 Cimento Itambé
Nível de atividade, capacidade de operação, confiança da construção civil e geração de novas vagas também apresentaram resultados positivos
Crédito: Envato

O PIB da construção civil teve alta de 0,8% no 1º trimestre de 2022, quando comparado aos últimos três meses de 2021, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Este crescimento vem sendo observado há sete trimestres consecutivos.

Ainda segundo a CNI, esta sequência de resultados positivos iniciou no 3º trimestre de 2020 e ainda não havia sido vista antes na série histórica do PIB indicador, iniciada em 1996.

Nível de atividade

Nesta área, os resultados também foram positivos: o primeiro semestre de 2022 apresentou o maior nível de atividades desde outubro de 2021. Conforme a Sondagem Indústria da Construção Civil, realizada pela CNI, com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o nível de atividade do setor, na média do 1º trimestre/22, atingiu 49 pontos, o que representa maior patamar, para o período, dos últimos 10 anos. Este índice foi maior que o da sua média histórica (iniciada em 2010), que é de 45 pontos. 

De acordo com as entidades, a construção de edifícios e os serviços especializados para construção continuam impulsionando o nível de atividade da construção civil

Já na comparação mensal, o mês de março de 2022 apresentou os melhores resultados desde outubro de 2021, com 51,3 pontos. Nos últimos cinco meses, foi a primeira vez que ultrapassou o patamar de 50 pontos. Segundo a CBIC e a CNI, isto significa que o setor encerrou o primeiro trimestre do ano com crescimento. Além disso, ao considerar apenas os meses de março, o setor teve o maior patamar desde 2012.

Capacidade de operação da construção civil

Outro índice positivo para o setor da construção civil é que a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) cresceu 3 pontos em relação ao mês anterior, alcançando 68%. Este resultado representa o maior patamar desde 2014, quando se situava em 69%. Para as entidades, este dado mostra que a atividade do setor permanece aquecida, mesmo com o conflito entre Rússia e Ucrânia.

Confiança da construção civil

Com todos estes resultados, o Índice de Confiança do Empresário da Construção também se manteve em alta. Em abril/22, foi de 55,5 pontos, enquanto em março/22 este indicador estava em 55,3 pontos. Outro dado positivo é que o indicador de expectativas aumentou de 58,4 pontos em março/22 para 59 pontos em abril/22. 

Geração de novas vagas na construção civil

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a Construção Civil manteve resultados positivos no mercado de trabalho formal. O mês de fevereiro, em especial, registrou o maior saldo de novas vagas dos últimos 11 meses, com 39.453 oportunidades. 

Entre 21 meses, considerando junho de 2020 e fevereiro de 2022, a Construção Civil teve saldo negativo somente em dezembro/20 e dezembro/21, devido ao efeito sazonal.


Fontes
Confederação Nacional da Indústria (CNI)
Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)

Contato
operacional@cbic.org.br

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP

3 de agosto de 2022

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil