Pavimento rígido ganha versão 100% permeável

Revestimento monolítico apresentado como novidade na Inglaterra tem similar no Brasil, na forma de artefatos de cimento para pisos intertravados

Revestimento monolítico apresentado como novidade na Inglaterra tem similar no Brasil, na forma de artefatos de cimento para pisos intertravados

Por: Altair Santos

Uma inundação que atingiu a Inglaterra em 2007, deixando 57 mil casas danificadas por causa de problemas com o escoamento das águas pluviais, levou laboratórios britânicos a investirem em pesquisas que resultassem em um concreto 100% permeável. Com investimento bancado por cimenteiras e concreteiras europeias, o material foi apresentado recentemente como uma inovação para o mercado.

No teste de absorção, fabricante despejou quatro mil litros de água no concreto permeável
No teste de absorção, fabricante despejou quatro mil litros de água no concreto permeável

O segredo do pavimento rígido permeável desenvolvido na Inglaterra está nos agregados. Seixos com granulometria maior, colocados tanto na camada de cima quanto na sub-base, permitem que o revestimento tenha rigidez, resistência e alta capacidade de absorção de água. Nos testes, o material foi capaz de absorver quatro mil litros de água em questão de segundos.

Recomendado para estacionamentos, ciclovias e ruas onde só trafeguem veículos de pequeno porte, a inovação inaugura uma nova geração de pavimento rígido, trazendo-o para dentro do espaço urbano. No entanto, as pesquisas sobre o produto precisam equacionar dois problemas: o comportamento do concreto permeável ao ser recoberto pela neve e a perda da permeabilidade quando atingido por águas barrentas, as quais entopem os vãos entre os seixos, principalmente na sub-base.

Pavimento intertravado

A questão da carga que o concreto permeável pode suportar também é um fator que limita sua área de atuação. No Brasil, onde as pesquisas dentro da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) se concentram no pavimento permeável intertravado, em vez do revestimento monolítico, têm conseguido resultados melhores no que diz respeito a testes de carga. “O intertravado permeável, que é testado no Brasil desde 2008, tem conseguido apresentar boas soluções para o tráfego pesado”, diz Cláudio Oliveira Silva, gerente de inovação da ABCP.

O engenheiro civil explica como funciona o sistema de concreto permeável desenvolvido no país, em relação à inovação britânica. “Eles coincidem no que se refere à pavimentação permeável. O que muda é o modelo de revestimento. Em um pavimento, o britânico, nós temos um revestimento monolítico feito com concreto moldado in loco. Em outro, o que desenvolvemos aqui na ABCP, usa-se o pavimento intertravado permeável. Neste caso, diferentemente do pavimento intertravado convencional, o encaixe das peças geram vazios que permitem a passagem da água”, afirma Cláudio Oliveira Silva.

O gerente de inovação da ABCP revela que o mercado de pavimento permeável intertravado está em ascensão no Brasil. “As prefeituras têm usado bastante. Além do pavimento intertravado, utilizam também as placas de concreto permeável. Em termos de tecnologia, o grande avanço está na questão do dimensionamento hidráulico, ou seja, em como fazer com que a superfície pavimentada permita a passagem da água e, ao mesmo tempo, suporte cargas”, revela.

Veja vídeo do concreto permeável desenvolvido na Inglaterra:

Entrevistado
Engenheiro civil Cláudio Oliveira Silva, gerente de inovação da ABCP
Contato: claudio.silva@abcp.org.br

Crédito Foto: Divulgação/Tarmac

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


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