Novo Maracanã tem amortecimento inédito no mundo

Estádio usa sistema contraforte para suportar a vibração das arquibancadas, as quais foram projetadas para receber quase 80 mil espectadores.

Estádio usa sistema contraforte para suportar a vibração das arquibancadas, as quais foram projetadas para receber quase 80 mil espectadores

Por: Altair Santos

Em vez de utilizar tecnologia convencional de amortecimento, que imita a aplicada nos veículos, os engenheiros responsáveis pelos cálculos estruturais do novo Maracanã executaram um sistema de contraforteusando resíduos de demolição do estádio antigo, além de material bota-fora e terra das escavações feitas no local da obra. A inovação consiste em uma enorme piscina de concreto preenchida com entulhos, que foi instalada na parte mais baixa das arquibancadas. O mecanismo compensa a carga vertical que virá a ser gerada quando o Maracanã estiver lotado, sejam em partidas de futebol, shows ou outros eventos.

João Luís Casagrande: projeto do novo Maracanã vai suportar o dobro da vibração exigida para um estádio de futebol.

Segundo o projetista João Luís Casagrande, da Casagrande Engenharia – responsável pelos cálculos estruturais da obra -, essa é a primeira vez no mundo que o sistema contraforte é usado na construção de um estádio. “A tecnologia que utiliza amortecedores semelhantes aos usados nos veículos, como o que foi aplicado no Mineirão, tem um problema que é o custo da manutenção. De tempos em tempos é preciso trocá-lo. Já com o contraforte, ele é definitivo. Além disso, permitiu assentar parte das arquibancadas pré-moldadas sobre estruturas de aço, ganhando prazo para que o Maracanã fique pronto para a Copa das Confederações (torneio que ocorre em junho de 2013)”, diz.

João Luís Casagrande explica que o contraforte instalado na base das arquibancadas do Maracanã funciona como a borda de uma piscina, ou seja, as vibrações que virem a ser geradas pelos 78.639 torcedores que caberão no estádio serão contidas pela grande estrutura de concreto, preenchida com entulhos, que circunda a obra. Assim, o novo Maracanã vai suportar até 6 Hz (hertz) de frequência – normalmente, o máximo exigido para estádios é 3 Hz. Outra vantagem desse sistema de amortecimento é que ele permitiu que as estruturas metálicas que sustentarão as arquibancadas do anel intermediário fossem concebidas com uma massa mais leve. “Consequentemente, o custo da obra reduziu”, avalia o engenheiro.

Maracanã: primeiro estádio do mundo a usar contraforte como sistema de amortecimento.

Previsto para ser inaugurado em março de 2013, o novo Maracanã apresenta números dignos de uma megaobra. A área construída envolve 203.462,60 m², enquanto o volume de concreto chega a 31.500 m³ – equivalente a 220.500 sacos de cimento. Já a estrutura de aço empregada para sustentar parte da arquibancada pesa 7.200 toneladas. “A grande vantagem deste novo estádio é que a manutenção dele será mais barata. Em qualquer arena, o custo da construção, em relação à vida útil da obra, representa 40%. O mais caro é a manutenção, e no Maracanã a economia, depois que ele ficar pronto, será significativa”, afirma João Luís Casagrande.

Entrevistado
João Luís Casagrande, projetista do novo Maracanã e sócio da Casagrande Engenharia

Currículo
– João Luís Casagrande é graduado em engenharia estrutural pela Universidade Santa Úrsula-RJ, em 1997
– Possui mais de 400 projetos desenvolvidos no Brasil. Além do Maracanã, atua nas obras de arte do Arco Metropolitano, também no Rio de Janeiro
– Também projetou construções fora do país, como a Universidade de Abuja, na Nigéria, e a Usina Hidrelétrica de Inga II, na Republica Democrática do Congo

Sistema de amortecimento foi preenchido com terra e entulhos da própria demolição do antigo Maracanã.

Contato: jlcasagrande@cagen.com.br / www.cagen.com.br

Créditos foto: Divulgação/Casagrande Engenharia

Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo