Mercado imobiliário deve se manter aquecido em 2023, indica pesquisa

Dados foram divulgados pela Abrainc e pela Brain durante webinar sobre tendências do consumidor
4 de janeiro de 2023

Mercado imobiliário deve se manter aquecido em 2023, indica pesquisa

Mercado imobiliário deve se manter aquecido em 2023, indica pesquisa 1024 774 Cimento Itambé
Pesquisa indica que mercado imobiliário deve se manter aquecido em 2023.
Crédito: Envato

Números obtidos por uma pesquisa realizada em novembro pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e pela Brain Inteligência Estratégica indicam que em 2023 o mercado imobiliário deve se manter aquecido e com novas oportunidades de investimentos para o setor. Foram feitas entrevistas com 1.200 pessoas com perfil de renda superior a R$ 3 mil, em todas as regiões do Brasil.

Os dados foram compartilhados durante um webinar chamado “Mercado imobiliário: Comportamento do consumidor e as tendências para 2023“, do qual participaram representantes da Abrainc, da Brain, da Patrimar Engenharia, da BRZ Empreendimentos, da Longitude, da A.Yoshii e da Mitre Realty.

“É muito interessante a gente ver a convergência que todos nós temos com relação ao mercado”, disse Luiz França, presidente da Abrainc, referindo-se à opinião dos convidados após a apresentação da pesquisa. “Eu acho que isso é muito positivo para este ano de 2023. Acho que o setor de construção residencial ainda tem muito a fazer no Brasil no futuro, nos próximos anos. Não é à toa que tem tanto investidor estrangeiro sempre em cima das empresas de capital aberto, olhando, analisando, pelo potencial que a gente tem de volume de negócios nesse país.”

Intenção de compra de imóveis

O levantamento sobre tendências para 2023 mostra que 31% dos entrevistados afirmam que querem adquirir um novo imóvel. Desses, 7% já estão realizando buscas pela internet e 4% iniciaram as visitas a empreendimentos e stands de vendas, enquanto 20% ainda só têm a ideia, mas ainda não começaram, de fato, a procura.

Participantes do webinar “Mercado imobiliário”, onde a pesquisa foi divulgada.
Crédito: Reprodução/Site Abrainc

Quando o assunto é o tipo de imóvel desejado, a pesquisa revela que 87% das pessoas buscam espaços residenciais, com 11% sendo para a segunda moradia/lazer. Já 18% querem locais comerciais. Como a resposta poderia ser múltipla, o total supera os 100%. E os motivos para a intenção de compra são variados, com 33% dizendo que o principal é para sair do aluguel e 20% justificando que é para trocar por uma residência maior

Compras nos últimos 12 meses

Outro destaque da pesquisa compartilhada pelo webinar são os dados referentes às compras realizadas durante os últimos 12 meses – contados a partir do mês da sondagem, em novembro de 2022. O uso próprio foi considerado o motivo da compra por 75% dos entrevistados, e 25% buscaram investimento para locação ou venda.

Dos que adquiriram imóveis, 93% disseram ter optado por locais residenciais, enquanto 11%, por comerciais. A sondagem perguntou, ainda, o valor desses imóveis adquiridos: a maioria (40%) gastou de R$ 175 mil a R$ 300 mil; 37% investiu no máximo R$ 175 mil; 13% optou por empreendimentos de R$ 300 mil a R$ 500 mil; e 10% acima de R$ 500 mil.

Fontes
Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias)
Brain Inteligência Estratégica

Contato
Assessoria de imprensa – contatoebrain@brain.srv.br

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP

4 de janeiro de 2023

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