Manual ensina boas práticas para montar obras com pré-fabricados

Documento atende operações executadas diariamente nas obras que usam a construção industrializada do concreto
4 de maio de 2021

Manual ensina boas práticas para montar obras com pré-fabricados

Manual ensina boas práticas para montar obras com pré-fabricados 1024 599 Cimento Itambé
Engenheiros civis do comitê técnico IBRACON-ABCIC CT 304 atuam para fortalecer o desenvolvimento das soluções industrializadas em concreto no Brasil. Crédito: IBRACON

Engenheiros civis do comitê técnico IBRACON-ABCIC CT 304 atuam para fortalecer o desenvolvimento das soluções industrializadas em concreto no Brasil, e validaram o manual.
Crédito: IBRACON

Em uma das reuniões técnicas da ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada do Concreto) surgiu a seguinte pergunta: quais são as boas práticas da construção industrializada de concreto em sua fase de montagem no local da obra? Para responder essa questão, a presidente-executiva da entidade, Íria Doniak, atuou conjuntamente com os engenheiros civis Luiz Livi, Francisco Celso e Mairon Goulart. Após mais de 2 anos de estudos, estava pronta a resposta. Ela veio na forma de um guia de 224 páginas, intitulado “Manual de montagem das estruturas pré-moldadas de concreto”. A publicação recebeu a validação de outros organismos técnicos ligados à construção civil.

O documento, como ressalta Luiz Livi, que é diretor de marketing da ABCIC e diretor de estruturas pré-fabricadas da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), atende “obras de qualquer tipo e de qualquer porte”. O engenheiro civil também destaca que o manual prioriza as operações que não estão cobertas nas normas técnicas e que são executadas diariamente nas obras que utilizam elementos pré-fabricados de concreto. “O manual não foi feito para ficar no escritório, mas sim para ser manuseado no canteiro de obras”, diz. 

guia contempla planejamento da montagem, carga e descarga, montagem, tolerância relativa à montagem, projetos, segurança na montagem, ferramentas de gestão da montagem e qualidade. Seu conteúdo também está alicerçado nas duas principais normas técnicas para a construção industrializada de concreto: a ABNT 9062 (Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado) e a ABNT 6118 (Projeto de estruturas de concreto-Procedimento). O documento ainda considera as normas regulamentadoras para a construção civil, como a NR-18 (Condições de segurança e saúde para o trabalho na indústria da construção). 

Objetivo central do guia é impedir que aconteçam acidentes nas obras 

Luiz Livi reforça ainda que o manual remete aos conceitos do selo de excelência da ABCIC. Ele frisa que o guia aborda principalmente questões que ficam nas fases transitórias, entre a produção do elemento na fábrica e sua execução no canteiro de obras. O transporte é um deles. “Criamos um modelo sobre os esforços que devem ser considerados na aceleração, na frenagem, nas curvas e na passagem de lombadas. Isso antes ficava a cargo de quem fazia o frete”, afirma. 

Ainda sobre as “fases transitórias”, Livi deu um exemplo de como os projetos com elementos industrializados de concreto têm especificações muito diferentes dos que utilizam concreto armado ou concreto pré-moldado in loco. “Peguemos o exemplo de um pilar. Na fábrica, ele é concebido na horizontal. Daí ele é armazenado, transportado e chega para a montagem. Um dia esse pilar foi solteiro, sozinho, mas na obra ele terá que desempenhar sua função na vertical e em conjunto com outros pilares. Essa peça precisa ter garantias de que possui estabilidade. O que o manual ensina é como testar essas garantias”, completa.  

O dirigente da ABCIC e da ABECE também afirma que boas práticas impedem acidentes na obra, e que esse é “o objetivo central do guia”. Elaborado em 2019, o documento é destinado para um amplo público. Desde clientes, passando por projetistas, supervisores, técnicos, trabalhadores da construção civil, pesquisadores e estudantes de engenharia civilClique aqui para adquirir o Manual de montagem das estruturas pré-moldadas de concreto.  

Assista ao vídeo da palestra

Entrevistado
Reportagem com base na live promovida pelo comitê técnico IBRACON-ABCIC CT 304, com palestra do engenheiro civil Luiz Livi. 

Contato
abcic@abcic.org.br

Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330

4 de maio de 2021

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil