23/06/2021

Legado de Bruno Contarini vai muito além da Ponte Rio-Niterói

Engenheiro civil morreu aos 88 anos, após mais de meio século dedicado a projetar grandes estruturas

Bruno Contarini atuou em obras icônicas, como a construção de Brasília e a Ponte Rio-Niterói. Crédito: Renato Araújo/Agência Brasília
Bruno Contarini atuou em obras icônicas, como a construção de Brasília e a Ponte Rio-Niterói.
Crédito: Renato Araújo/Agência Brasília

Brasil perdeu dia 8 de junho um de seus principais engenheiros de estruturas. Reconhecido internacionalmente, Bruno Contarini deixa um legado relevante de obras para a engenharia civil. A principal delas, como ele mesmo reconheceu em podcast concedido em 2011 à Cia. de Cimento Itambé, é a Ponte Rio-Niterói. “A Rio-Niterói foi o meu projeto mais relevante. Na época, era a maior do mundo. Não é todo dia que se projeta a maior ponte do mundo”, diz. 

Contarini cita a série de inovações implementadas na engenharia com a construção da Rio-Niterói. “Foi a primeira do mundo a utilizar a injeção de concreto submerso nas fundações. Essa tecnologia nunca havia sido usada em grandes obras de infraestrutura na época”, recorda. O volume de concreto submerso empregado na construção da ponte foi da ordem de 150 mil m³. “A obra também foi inovadora no uso de sistemas de perfuração de rocha para fazer as fundações”, completa. 

engenheiro cita ainda que os ensaios de concreto também deram um salto de qualidade por causa das obras da Rio-Niterói. O motivo é que a equipe de engenheiros de estruturas coordenada por Bruno Contarini precisa encontrar um concreto que resistisse à agressividade das águas da Baía de Guanabara. Optou-se pelo concreto protendido. “A água da Baía de Guanabara é altamente agressiva ao concreto, por causa do enxofre em sua composição”, revela no podcast. 

Contarini destacava-se por defender a qualidade da engenharia brasileira 

No total, o volume de concreto utilizado na ponte passa de 1 milhão de m³. Foram 950 mil m³ de concreto protendido e 150 mil m³ de concreto submerso. Perguntado se, em pleno século 21, ele teria projetado uma ponte diferente daquela inaugurada em 4 de março de 1974, Contarini disse que não. “Incluiria novas tecnologias, mas manteria o projeto intacto”, afirma. Em 2024, a Ponte Rio-Niterói completa 50 anos. Apesar de não ser mais a maior do mundo, segue reconhecida como um dos ícones da engenharia global.

Ponte Rio-Niterói: construída na primeira metade da década de 1970, obra inovou no uso de concreto especiais. Crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil
Ponte Rio-Niterói: construída na primeira metade da década de 1970, obra inovou no uso de concreto especiais.
Crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil

Na opinião de Bruno Contarini, a Rio-Niterói, a hidrelétrica Itaipu e a construção de Brasília são as grandes contribuições do Brasil para a engenharia civil mundial. No podcast, o engenheiro de estruturas exalta a qualidade dos brasileiros que atuam projetando e tocando obras no país. “Confio muito no engenheiro civil brasileiro, no encarregado brasileiro e no peão brasileiro. Na Ponte Rio-Niterói, havia 10 mil operários e 130 engenheiros civis. Tudo funcionou perfeitamente”, ressalta.   

Bruno Contarini morreu aos 88 anos. O engenheiro esteve presente também na equipe que projetou e construiu Brasília, além de assinar o projeto estrutural do Museu de Arte Contemporânea de Niterói – outra obra em que atuou em parceria com Oscar Niemeyer -, da Cidade da Música do Rio de Janeiro e do estádio olímpico Nilton Santos, conhecido como “Engenhão”. Contarini formou-se engenheiro civil em 1956, na Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil (atual Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro).  

Entrevistado
Reportagem com base em podcast e série de reportagens publicadas pelo Massa Cinzenta, da Cia. de Cimento Itambé, com o engenheiro civil Bruno Contarini.

Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330
 


23/06/2021

Massa Cinzenta

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