Indústria cimenteira comercializa 5,5 milhões de toneladas em setembro

Despacho de cimento por dia útil em setembro foi de 238,4 mil toneladas, segundo SNIC
20 de outubro de 2022

Indústria cimenteira comercializa 5,5 milhões de toneladas em setembro

Indústria cimenteira comercializa 5,5 milhões de toneladas em setembro 640 427 Cimento Itambé
Cenário de franca recuperação de empregos e do Produto Interno Bruto e o arrefecimento da inflação têm potencial para reduzir a queda de vendas de cimento. Crédito: Envato

Em agosto de 2022, a indústria cimenteira no país registrou alta de 0,1% na comercialização do material, quando comparado ao mesmo mês do ano passado, segundo o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC). Foram 5,9 milhões de toneladas vendidas no período. Entretanto, no mês de setembro, a comercialização do cimento registrou queda de 3,8% em relação ao mesmo mês de 2021, atingindo 5,5 milhões de toneladas comercializadas. 

Por outro lado, ao observar o despacho de cimento por dia útil em setembro, o resultado foi de 238,4 mil toneladas. Isto significa um aumento de 1,6% em comparação a agosto e uma queda de 3,5% sobre o mesmo mês do ano passado. No acumulado de janeiro a setembro foram vendidas 47,7 milhões de toneladas.

Vale lembrar que o ano de 2021 foi extremamente positivo para o setor da construção civil. Um bom exemplo disso é que o Produto Interno Bruto (PIB) da construção cresceu 9,7% em 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para 2022, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) projeta nova expansão de 3,5% para o setor.

Retomada

De acordo com o SNIC, um cenário de franca recuperação de empregos e do Produto Interno Bruto e o arrefecimento da inflação têm potencial para reduzir a queda de vendas de cimento para o patamar de 2%.

“Para a retomada do crescimento do setor é necessário o investimento no desenvolvimento urbano e de infraestrutura. É fundamental elevar a presença do cimento em programas habitacionais, como o uso da parede de concreto, que traz ganhos de produtividade e sustentabilidade para a construção civil. Além disso, é imprescindível incluir o pavimento de concreto como opção nas licitações de ruas e rodovias, por ser um método construtivo de maior durabilidade, mais econômico, que exerce o menor impacto ambiental e ainda traz conforto e segurança para os usuários”, afirma Paulo Camillo Penna, presidente do SNIC. 

Desafios

Um dos desafios que a indústria do cimento vem enfrentando diz respeito à economia mundial, uma vez que os países tentam conter a inflação elevando suas taxas de juros, comprometendo assim, o crescimento da atividade econômica no mundo. De acordo com o SNIC, o reflexo negativo permanece com altos patamares nos preços de insumos energéticos. Na mesma direção, as matérias primas que integram o processo produtivo do cimento mantiveram alto percentual de reajuste desde 2020.

Índices de confiança

No que diz respeito aos indicadores de confiança, o índice do consumidor, levantado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu em setembro pelo quarto mês consecutivo, atingindo o melhor nível desde janeiro de 2020. Ao mesmo tempo, o índice da confiança da construção alcançou o maior patamar desde novembro de 2012. Um dos segmentos que teve recuperação foi o de edificações, que mostrou uma confiança semelhante ao alcançado no início de 2014.

Utilização de combustíveis alternativos

Uma das formas de reduzir os custos do cimento é por meio da utilização de combustíveis alternativos em substituição aos fósseis. De acordo com o SNIC, a matriz energética do setor já reaproveita 28% de resíduos industriais, urbanos e biomassas em seu processo produtivo. A recuperação destes resíduos faz parte da economia circular contribuindo diretamente para a erradicação de lixões, geração de renda e redução da emissão de gases do efeito estufa.

Fonte

Paulo Camillo Penna é presidente do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC). 

Contato
Assessoria de imprensa SNIC – daniela.nogueira@fsb.com.br

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil