Impacto global da COVID-19 na construção é menor que o esperado

Federación Iberoamericana de Hormigón Premezclado avalia que perdas do setor estão em um patamar médio

Medidas sanitárias nos canteiros de obras preservam a atividade dos trabalhadores da construção civil. Crédito: Banco de Imagens
Medidas sanitárias nos canteiros de obras preservam a atividade dos trabalhadores da construção civil.
Crédito: Banco de Imagens

O impacto da pandemia de Coronavírus na indústria global da construção civil causou recuo que varia entre 15% e 35%, no que se refere à atividade do setor. Em uma lista de 48 países, o menos afetado é a Irlanda, cuja produtividade regrediu 15%. Já a Grécia é a que mais acusa o golpe, com recuo beirando 35%. O Brasil está em uma posição intermediária, com queda de 25,5% na atividade da indústria da construção. Os dados foram passados pelo diretor-executivo da Federación Iberoamericana de Hormigón Premezclado (FIHP), Manuel Antonio Lascarro Mercado, em recente webinar. 

O dirigente destacou que, apesar das perdas, o setor sofreu um impacto menor que o esperado em todo o mundo. “No começo, imaginava-se que os governos iriam decretar lockdown para todas as obras, mas isso, felizmente, não aconteceu. As medidas sanitárias nos canteiros preservam a atividade e diria que o impacto atual é médio”, avalia. O diretor-executivo da FIHP mostrou um gráfico em que a construção civil foi o segundo menos afetado pelas medidas emergenciais tomadas para combater a COVID-19 em todo o mundo.

Tomando como base os dados do G7 – as 7 maiores economias liberais do mundo, que são Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França, Japão, Itália e Canadá -, os serviços relacionados com turismo, entretenimento, gastronomia, viagens e hotelaria foram os mais impactados. Em seguida, vêm atacado e varejo, serviços, profissões liberais, serviços imobiliários, construção civil e transporte. Essa depressão global, segundo mostra Manuel Antonio Lascarro Mercado, pode causar o fechamento de 195 milhões de postos de trabalho em todo o mundo, com abrangência em todos os setores econômicos. Só nos Estados Unidos, o desemprego já atinge 20 milhões.

Estímulo à construção civil movimenta cadeia produtiva e compensa perdas em outros setores

Diante desse cenário, diretor-executivo da FIHP destaca a importância de os governos estimularem a construção civil, para que a cadeia produtiva que ela movimenta possa compensar as perdas geradas em outros segmentos. Manuel Antonio Lascarro Mercado elenca medidas que alguns países já estão adotando. A República Checa, por exemplo, reajustou os contratos das obras públicas em até 10% para fortalecer as empresas e estendeu os prazos em até 25%. A Alemanha simplificou os trâmites para pagar as obras em execução. Também estão surgindo fundos emergenciais para estimular e financiar obras de infraestrutura.

No Brasil, o governo federal estuda lançar o programa Pró-Brasil para estimular a construção civil, porém ainda não está consolidado. De qualquer forma, medidas são aguardadas pelo setor, haja vista que o nível de atividade atingiu o menor patamar da série histórica iniciada em 2010, como destaca a economista do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos. “O levantamento demonstra que as condições financeiras das empresas pioraram, revertendo a evolução positiva dos três trimestres anteriores. Diante da atual conjuntura, os empresários revelam queda acentuada de confiança e têm expectativas de baixo crescimento para os próximos meses”, conclui.

Assista ao webinar “Panorama del Sector Construcción frente a la crisis sanitaria del COVID-19” (cadastre-se para acessar)

Contato
mlascarro@asocreto.org.co 

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo