Governo de Mato Grosso do Sul planeja utilizar pavimento de concreto em rodovias

Secretário da Seilog visitou obra similar no Paraná para ver os resultados

Secretário de Infraestrutura Hélio Peluffo.
Crédito: Chico Ribeiro

De acordo com o governo de Mato Grosso do Sul, o estado, atualmente, não possui nenhuma rodovia construída com pavimento rígido de concreto, mas essa realidade está prestes a mudar. É o que garante o representante da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seilog), Hélio Peluffo. “É uma modernidade em termos de pavimentação que o governador Eduardo Riedel quer usar em nosso estado, principalmente nas regiões produtoras onde existe muito movimento de caminhões com cargas pesadas.”

Para observar de perto as vantagens do pavimento rígido, o secretário realizou uma visita técnica à rodovia paranaense PRC-280, no início de agosto, ao lado dos diretores da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul). O objetivo foi ver detalhes da estrada, que passou por uma obra de restauração finalizada recentemente, para a aplicação do pavimento de concreto em um trecho de cerca de 60 km entre as cidades de Palmas (PR) e General Carneiro (PR), no acesso a Santa Catarina. A via, que liga o Sudoeste paranaense ao Porto de Paranaguá, é considerada um dos principais corredores logísticos do estado.

“Nessa rodovia, foi utilizada a técnica whitetopping, que consiste na restauração do pavimento onde a estrutura existente (asfalto) foi aproveitada como base para a implantação de uma camada rígida de concreto, que dá maior durabilidade, maior resistência e maior capacidade de tráfego”, explica o diretor de Projetos e Orçamentos da Agesul, Dalvim Romão Junior. “A expectativa é implementar isso em nosso estado”, reafirma o executivo, referindo-se ao Mato Grosso do Sul.

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Governo do MS quer utilizar concreto em futuras obras em estradas.
Crédito: Chico Ribeiro

O secretário Peluffo já havia adiantado, no final de junho, que a partir de setembro a revitalização das estradas de MS seria prioridade do governo, principalmente com o investimento na construção de estradas de concreto, por serem mais resistentes ao peso dos grandes veículos e às alterações climáticas – e para atender à demanda da expansão industrial do estado, particularmente no ramo da celulose e do minério.

No entanto, a equipe de comunicação da Seilog, de MS, explicou que ainda não há uma previsão de quando as obras serão colocadas em prática, de fato, e que a equipe responsável está estudando a viabilidade da utilização do método em “projetos futuros de restauração de rodovias no estado”.

O uso do pavimento rígido vem ganhando cada vez mais espaço em ruas e estradas pelo país, já sendo muito comum em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso. Segundo os especialistas, a técnica tem baixo custo de manutenção e oferece vida útil de até 20 anos, proporcionando maior resistência em relação ao tráfego pesado, mais segurança contra derrapagens e melhores condições de drenagem de águas da chuva.

Fontes
Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seilog)
Hélio Peluffo, secretário da Seilog
Dalvim Romão Junior, diretor de Projetos e Orçamentos da Agesul

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa 
Vogg Experience



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