Goiás constrói primeira rodovia estadual em pavimento de concreto do Centro-Oeste

Obras na GO-210 terá investimento de R$ 60 milhões e será de responsabilidade da Goinfra
13 de março de 2024

Goiás constrói primeira rodovia estadual em pavimento de concreto do Centro-Oeste

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Já começaram as obras de terraplanagem na GO-210.
Crédito: Divulgação/Goinfra

Mais segurança, economia de combustível, alta durabilidade e sustentabilidade são algumas das vantagens do pavimento de concreto, segundo a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), que ficará responsável pelas obras de reconstrução e duplicação da GO-210, no município de Rio Verde, em Goiás.

Esta será a primeira rodovia estadual em concreto do Centro-Oeste, segundo a Agência, que já iniciou a fase de terraplanagem da pista. O pavimento rígido será implementado por 6 km de extensão – considerando a via duplicada, 12 km. A previsão é de que as obras sejam finalizadas em cerca de um ano e meio.

“Os materiais utilizados para o pavimento flexível são os betuminosos derivados de petróleo. Atualmente, há uma grande oscilação com relação ao preço destes materiais ao serem comparados com o cimento Portland, insumo utilizado para a pavimentação em concreto”, explica Jardel Caldas Magalhães, diretor de Obras Rodoviárias da Goinfra.

“Assim, pode-se afirmar que, para estruturas mais robustas, os pavimentos de concreto são em média 10% mais econômicos do que os pavimentos flexíveis. Além de possuírem uma vida útil até 2 vezes maior, o que os tornam ainda mais vantajosos”, diz.

Benefícios do pavimento de concreto

Ainda em relação aos benefícios da pavimentação de concreto na GO-210, Jardel Magalhães cita mais segurança aos motoristas, já que “o material não sofre deformações plásticas, de modo a reduzir e postergar a incidência de buracos e não possibilitar a formação de trilhas de rodas, o que reduz substancialmente a ocorrência de aquaplanagem“.

Outro ponto de destaque, segundo o representante da Goinfra, é a economia de combustível para ônibus e caminhões carregados, principalmente, por oferecer menos resistência ao rolamento por deformação elástica. “Com isso, o pavimento de concreto se difere dos pavimentos flexíveis, que possuem deformações elásticas consideráveis, que, por sua vez, interferem no desempenho de veículos pesados”, afirma. 

Jardel Caldas Magalhães, diretor de Obras Rodoviárias da Goinfra.
Crédito: Silvano Vital/Goinfra

Alta durabilidade, baixo custo de manutenção, diminuição da temperatura na superfície do pavimento e sustentabilidade (em razão da redução de gastos com iluminação urbana, por exemplo) são outras vantagens citadas.

Novas obras com pavimento rígido

Jardel Magalhães conta que a Goinfra realiza estudos, em fase de projeto, para uma possível aplicação de pavimento de concreto em obras de reconstrução de outra rodovia, a GO-080, entre Goiânia e Nerópolis (em pista dupla). O trecho tem extensão de 45,99 km. “A previsão de início desta obra seria para o primeiro semestre de 2025, com expectativa de conclusão em 2027”, conta. 

“A Goinfra, porém, poderá considerar a adoção desse tipo de material [pavimento de concreto] (excluir) em outros projetos, desde que se demonstre uma vantagem orçamentária em relação ao uso de pavimentos flexíveis”, avalia o diretor de Obras Rodoviárias.

Fontes
Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra)
Jardel Caldas Magalhães, diretor de Obras Rodoviárias da Goinfra

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa 
Vogg Experience

A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.

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