Especialista avalia mercado de paredes e pavimentos de concreto

Alvaro S. Barbosa Jr., da Abesc, falou ao Massa Cinzenta sobre o panorama atual dos segmentos
31 de outubro de 2023

Especialista avalia mercado de paredes e pavimentos de concreto

Especialista avalia mercado de paredes e pavimentos de concreto 1024 683 Cimento Itambé
Parede de concreto possui alta resistência estrutural.
Crédito: Envato

Fatores técnicos, econômicos, ambientais e estéticos são alguns dos aspectos levados em conta na hora de escolher por utilizar paredes de concreto em um projeto. Indicado para uma variedade de tipos de obras, o método é uma opção especialmente válida para aquelas que requerem alta resistência estrutural

“A escolha de utilizá-las dependerá das necessidades específicas do projeto, das regulamentações locais e das preferências do construtor”, diz Alvaro Sérgio Barbosa Jr., coordenador técnico de Programas e Projetos da Abesc (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem). “É importante envolver engenheiros e arquitetos experientes no processo de tomada de decisão para garantir que a escolha seja apropriada para a obra em questão.”

O especialista, que participou de um seminário no 64º Congresso Brasileiro do Concreto com o tema “Desenvolvimento de Mercado de Paredes e Pavimento de Concreto”, destaca a consistência do setor de paredes de concreto e projeta avanços ainda maiores. “Nós, da Abesc, acreditamos que o mercado, quanto ao sistema, está consolidado, mas que existe um grande espaço a ser conquistado nos modelos até médio e alto padrão“, avalia, em entrevista ao Massa Cinzenta. “Esse é o motivo que levou a Abesc a trabalhar modelagens mais otimizadas em consonância com as novas versões das normas atualizadas.”

Ainda em relação às paredes de concreto, Alvaro S. Barbosa Jr. ressalta alguns dos diferenciais e vantagens desse método construtivo, como, por exemplo, a sua capacidade de suportar cargas pesadas – por isso, são ideais para armazéns, estacionamentos subterrâneos e edifícios de múltiplos andares, por exemplo. Além disso, as paredes moldadas in loco (concretagem no local) aceleram o processo de construção, em comparação com as de alvenaria, e oferecem flexibilidade de design, já que podem ser personalizadas com acabamentos diversos.

Onda crescente dos pavimentos de concreto

Quando o assunto é o PUC (Pavimento Urbano de Concreto), o representante da Abesc afirma que esse é um sistema sustentável, econômico e replicável. “O que estamos observando é uma onda crescente, por meio do trabalho coordenado pela Abesc em conjunto com a cadeia técnica e produtiva do concreto.”

Alvaro Jr. explica que esses pavimentos vêm ganhando espaço em vias urbanas no Brasil e em outros lugares devido à sua durabilidade e baixa manutenção. “Não inventamos nada, apenas aplicamos as melhores práticas e colocamos de uma forma clara e transparente para todos os agentes públicos (Federal, Estadual e Municipal), loteadores, construtoras”, diz.

Segundo ele, algumas medidas podem ser adotadas para incentivar prefeituras e governos a optarem por esta tecnologia, como: demonstrar o custo-benefício, apresentar projetos-piloto e estudos de caso, promover parcerias com a indústria, estimular a pesquisa e a inovação e viabilizar normas e regulamentações favoráveis.

Já sobre o mercado de concreto de forma geral, o coordenador da Abesc cita algumas tendências que podem indicar um cenário positivo, em relação a construções de infraestrutura e urbanismo. Uma delas tem a ver com o crescimento populacional, que deve levar a uma demanda constante por novas estruturas de concreto, incluindo pavimentos e paredes.

O investimento em infraestrutura também é fundamental, já que muitos governos ao redor do mundo estão colocando em prática projetos que, geralmente, envolvem construção de estruturas de concreto, impulsionando o mercado. Sustentabilidade, durabilidade, inovações tecnológias e políticas de incentivos são outros fatores que podem contribuir para o desenvolvimento ainda maior do setor. 

Fontes
Alvaro Sérgio Barbosa Jr., coordenador técnico de Programas e Projetos da Abesc

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa 
Vogg Experience

31 de outubro de 2023

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil