Engenharia recupera força com frente parlamentar

13 de agosto de 2013

Engenharia recupera força com frente parlamentar

Engenharia recupera força com frente parlamentar 1024 971 Cimento Itambé

No Congresso, deputados-engenheiros se unem para, entre outros temas, qualificar projetos e melhorar o planejamento das obras federais

Por: Altair Santos

Na Câmara Federal há 69 parlamentares vinculados às engenharias e ao setor da construção civil. Preocupados com a perda de espaço deste segmento dentro do governo central – hoje dominado por advogados, administradores e economistas -, os deputados se uniram para criar uma frente parlamentar que faça a engenharia reocupar seu espaço no organograma do poder público.

Deputado federal Augusto Coutinho: engenheiros precisam recuperar cargos estratégicos no poder público.

O grupo já coletou a assinatura de outros 170 parlamentares para a instalação da frente, que nasce com cinco pontos fundamentais:
• Criar um mutirão no Congresso Nacional para que projetos vinculados à infraestrutura e outras obras sejam viabilizados.
• Aproximação dos organismos de engenharia das lideranças políticas.
• Acompanhamento pelo sistema Confea-Crea dos projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional de assuntos de interesse da engenharia.
• Formalização de ações contínuas sobre os projetos de lei em tramitação, e pelo impacto desses sobre a atual legislação do exercício e da organização profissional.
• Levar a frente da engenharia também para as assembleias legislativas e câmaras municipais.

Batizada de Frente Parlamentar de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, a organização é liderada pelo deputado federal Augusto Coutinho (DEM-PE), que tem mantido reuniões com presidentes dos Creas para estabelecer uma agenda de trabalho. “Eles estão nos ajudando a levantar projetos relevantes, que estão parados no Congresso, e que estejam direta ou indiretamente ligados ao setor. O papel da frente será servir de ferramenta para que as votações sejam viabilizadas”, explica o deputado federal, que é engenheiro civil.

A frente também pretende influenciar nos projetos que ainda não saíram do papel dentro do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e do Minha Casa, Minha Vida. “Quando conversamos com os governantes estaduais e municipais, a falta de planejamento dos projetos é sempre criticada. O poder público federal tem se mostrado ineficiente nesta etapa preliminar das obras. Se os projetos forem bem feitos, contando com a participação de engenheiros, iremos ver o destravamento de diversas obras que hoje andam a passos muito lentos”, cita Augusto Coutinho.

O representante da frente avalia ainda que os parlamentares ligados à construção civil deveriam ser mais ouvidos para melhorar o desempenho do Minha Casa, Minha Vida. “O governo diz que faz muito mais do que na realidade executa. Esse programa poderia realmente estar combatendo o déficit habitacional no Brasil, pois o país ficou muitos anos sem uma política específica para a área. Além disso, ele é relevante para gerar emprego e servir como um importante indutor de crescimento. Avalio que a frente tem muito a contribuir”, afirma o deputado federal.

A Frente Parlamentar de Engenharia, Arquitetura e Agronomia deverá ter uma atuação mais relevante a partir de 2014. Depois de montada dentro do Congresso Nacional, ela será formalizada junto ao sistema Confea-Crea e lançada oficialmente dia 11 de dezembro (Dia do Engenheiro) e quando o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) completa 80 anos. “Até lá, também está na pauta debater questões como a grade curricular das escolas de engenharia e a importação de engenheiros. É muito importante para o Brasil ter a profissão de engenharia bem consolidada e bem estruturada”, completa Augusto Coutinho.

Entrevistado
Augusto Coutinho
Currículo
– Augusto Rodrigues Coutinho de Melo é graduado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (Fesp), hoje Universidade de Pernambuco (UPE), em 1986
– Já atuou com empresário da construção civil e ocupou o cargo de diretor do Sindicato da Construção Civil de Pernambuco (SindusCon-PE). Também representou a categoria na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE)
– Ocupou cargos de secretário municipal e estadual de habitação
– Foi vereador de Recife, deputado estadual e está em seu primeiro mandato como deputado federal (DEM-PE)
Contatos: dep.augustocoutinho@camara.leg.br / pessoal@augustocoutinho.com.br
Créditos foto: Divulgação autorizada

Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil