De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil registra, em média, um acidente de trabalho a cada 51 segundos. Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab) mostram que 446.881 acidentes de trabalho foram registrados em 2020. Em 2021, o número subiu 37%, alcançando 612.920 notificações. Entre os dias 22 e 30 de janeiro de 2024, a ABRAINC realizou a 34ª Pesquisa Acidentes de Trabalho nas Obras. O estudo mostrou que o investimento médio em EPI por funcionário próprio no mês foi de R$ 205,00 e 97% das empresas apresentaram uma Taxa de Gravidade (tempo por milhão de horas-homem de exposição ao risco durante um período) com média de 110,6, nota que é considerada muito boa.
A pesquisa foi baseada em números de 895 canteiros de obras, e nesses estão trabalhando aproximadamente 70 mil funcionários.
Para evitar que estas situações aconteçam e os índices de acidentes em canteiros de obras continuem baixos, a startup Trackfy Tecnologia desenvolveu uma solução para aprimorar as condições de segurança em canteiros de obras. Trata-se de um dispositivo que fica acoplado em capacetes (também em crachás) e emite, em tempo real, dados e informações para uma plataforma em nuvem. A solução utiliza recursos como Internet das Coisas (IoT), análise de dados (data analytics) e algoritmos.
Como funciona?
Com o monitoramento em tempo real e a análise de dados, os gestores de canteiros de obras e de plantas industriais acompanham a presença de suas equipes de operários nas áreas industriais, de forma 100% digital e integrada a um sistema de análise, planejamento e alertas.
“Conseguimos identificar quando os trabalhadores estão em zonas ou situações de maior risco. Em caso de emergências, acidentes ou sinistros em geral, o alerta para ação da equipe de emergência ou evacuação de áreas é imediato e direto”, afirma Túlio Cerviño, CEO da Trackfy.
Dessa forma, o dispositivo possibilita supervisionar os trabalhadores que conseguiram efetivamente evacuar as áreas em situação de emergência. “Esse controle que, até então, era feito por observação, aqueles que o encarregado pelo canteiro de obra conseguisse enxergar, e por uma lista de chamada manual, agora tudo passa a ser automatizado, tornando o processo eficiente, sem falhas e protegendo vidas”, explica Cerviño.
A tecnologia engloba um conjunto de hardwares IoT e um sistema para coleta de dados, análises, insights e gestão. Além disso, apresenta o módulo Trackfy Docs, um software para aprovação digital de documentos, que podem ser gerados automaticamente pelo sistema ou inseridos manualmente.
Onde está sendo utilizado?
De acordo com a Trackfy, a solução já vem sendo utilizada por trabalhadores de grandes empresas de polos fabris em Camaçari (BA), Cubatão (SP) e Mauá (SP).
Empresas dos setores Químico, Petroquímico, Siderurgia, Mineração e Construção Civil, que já são clientes da Trackfy e utilizam essa tecnologia, se beneficiam das funcionalidades oferecidas. O CEO da Trackfy destaca que a solução é exclusivamente voltada para a gestão operacional de canteiros e plantas, garantindo conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a legislação trabalhista.
Entrevistado
Túlio Cerviño é CEO da Trackfy.
Contato
Trackfy – imprensa@engenhariadecomunicacao.com.br
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.