De museu a prédios sustentáveis, EUA se rendem ao pré-fabricado

PCI Design Awards mostra o quanto a industrialização do concreto está evoluída na construção norte-americana

Museu Glenstone
Museu Glenstone: 28.782 paredes arquitetônicas e 23.212 elementos estruturais, dos quais 1.400 tinham encaixes exclusivos. Crédito: PCI

A 56ª edição do prêmio PCI Design Awards, promovido pelo instituto de concreto pré-fabricado e protendido (Precast/Prestressed Concrete Institute) dos Estados Unidos, mostra que a construção industrializada do concreto está cada vez mais incorporada à engenharia e à arquitetura norte-americana. “O PCI Design Awards reconhece os melhores projetos estruturais, arquitetônicos e de inovação no setor, mostrando que a indústria do concreto industrializado dos Estados Unidos tem compromisso com a sustentabilidade, o custo-benefício, a estética e a rapidez na construção”, diz Bob Risser, CEO do instituto.

Três construções foram contempladas com a premiação especial do PCI Design Awards 2019: o prédio da polícia do condado de Nassau, no estado de Nova York; o edifício-garagem da Universidade de Sacramento, na Califórnia, e o Museu Glenstone, em Maryland. As três obras se destacaram por agregar inovações em seus projetos. No caso da delegacia, que em 2012 foi destruída pelo furacão Sandy, sua reconstrução teve o foco em estruturas que possam suportar futuros eventos meteorológicos de grande impacto. O prédio conta com 236 peças pré-fabricadas e paredes-sanduíche revestidas com espuma de poliestireno expandido para garantir conforto térmico e acústico.

Polícia do condado de Nassau
Prédio da polícia do condado de Nassau: 236 peças pré-fabricadas e paredes-sanduíche revestidas com espuma de poliestireno expandido. Crédito: PCI

Já o edifício-garagem teve a sustentabilidade como protagonista. A começar pela fábrica escolhida para produzir as peças pré-moldadas. A indústria tem 50% da energia que consome gerada por painéis solares. O prédio também serviu de laboratório para que o departamento de engenharia civil da universidade utilizasse elementos de concreto feitos em impressoras 3D. Das 15.163 peças usadas na construção, 9.074 usaram a tecnologia 3D. Isso encurtou a execução da obra de 24 meses para 11 meses. O projeto recebeu a certificação Gold Parksmart, do Green Building Certification Inc.

Versatilidade da construção industrializada do concreto levou o PCI Design Awards 2019 a premiar 22 construções

O terceiro contemplado com a premiação especial foi o Museu Glenstone. O projeto incluiu 28.782 paredes arquitetônicas e 23.212 elementos estruturais, dos quais 1.400 tinham encaixes exclusivos, o que exigiu mais detalhamento da produção, do transporte e da instalação. “Os maiores desafios do projeto estavam relacionados ao tamanho, quantidade e delicadeza dos painéis individuais. Como a estrutura apresenta um acabamento já moldado na fôrma não poderia haver imperfeições”, diz Chris Cruze, gerente de projetos da fabricante dos elementos pré-fabricados de concreto: a Gate Precast.

Edifício-garagem
Edifício-garagem da Universidade de Sacramento: 9.074 peças pré-fabricadas com tecnologia 3D. Crédito: PCI

No total, o PCI Design Awards 2019 premiou 22 construções. Entre elas, há hospitais, escolas, edifícios residenciais, museus, universidades, ginásios, estádios, igrejas, pontes, viadutos, muro de contenção e um complexo viário em Marietta, na Geórgia, que inclui 30 viadutos e pontes, os quais utilizam vigas de concreto protendido apoiadas em pilares pré-fabricados. “O uso desses elementos possibilitou um processo de construção mais rápido. Houve trechos que foram montados em uma noite”, justifica Timothy M. Williams, engenheiro-chefe da Archer-Western Contractors (empreiteira responsável pela obra).

Acesse o link e veja todas as obras premiadas no PCI Design Awards 2019

Entrevistado
Instituto de concreto pré-fabricado e protendido dos Estados Unidos (Precast/Prestressed Concrete Institute)
(via assessoria de imprensa)

Contato: tbagsarian@pci.org

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo