Continente se une para impulsionar pré-fabricados

Em Lima, no Peru, países compartilham tecnologias e definem estratégia para disseminar o uso do pré-moldado

Evento realizado em setembro de 2019, em Lima-Peru, reuniu 125 influenciadores do setor de pré-fabricados de concreto do continente americano Crédito: ASOCEM
Evento realizado em setembro de 2019, em Lima-Peru, reuniu 125 influenciadores do setor de pré-fabricados de concreto do continente americano
Crédito: ASOCEM

O 2º Congresso Ibero-Americano de Pré-moldado de Concreto, que aconteceu em Lima-Peru, reuniu especialistas dos principais países do continente americano para apresentar a evolução dos pré-fabricados na construção de edifícios, pontes, túneis, estradas, sistemas de contenção, saneamento e espaços públicos. O evento contou com a participação de 125 profissionais de 8 países (Peru, Brasil Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, Estados Unidos e México) vinculados às indústrias de cimento, concreto, pré-fabricados e construção, e que priorizaram o intercâmbio de tecnologias.

O congresso teve foco na gestão e no planejamento de projetos, bem como design, construção, supervisão e promoção de soluções com elementos de concreto pré-moldado. Também houve uma agenda voltada para elementos de pequeno porte. Foram discutidas estratégias para impulsionar a indústria de pré-fabricados de concreto no continente, através de planos de aproximação com organismos públicos, construtoras e incorporadoras. Neste quesito, o Brasil serviu de referência por causa da diversidade das aplicações dos pré-fabricados no país. 

Como explica a engenheira civil Íria Doniak, presidente executiva da Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), e que representou o país no congresso promovido pela Asociación de Productores de Cemento (ASOCEM) e pela Federación Iberoamericana del Hormigón Premezclado (FIHP). “A indústria brasileira de pré-fabricado de concreto tem como característica ser inovadora, uma vez que sempre adotou tecnologias pioneiras para o planejamento, fabricação, desenvolvimento, logística e montagem das estruturas”, diz.

A dirigente também lembra que o pré-fabricado de concreto atende as mais diversas demandas da construção: de obras mais tradicionais, como galpões logísticos, centros industriais e shopping centers, até projetos de infraestrutura viária, rodoviária, portuária e aeroportuária, passando por arenas esportivas, empreendimentos imobiliários e obras de habitação de interesse social. Recentemente, a indústria do setor também se tornou presente no agronegócio, nas estruturas de energias alternativas, como a eólica, e na construção de pistas de testes de veículos.

De prédios inovadores a tecnologia para pisos e contrapisos de concreto

De acordo com dados recentes de sondagem do setor, realizada pela Fundação Getulio Vargas, a área de shopping centers segue liderando quando o assunto é o uso de pré-fabricados no Brasil (destino de 20,3% do total produzido), seguida pelos segmentos industrial (19,6%), de infraestrutura (14,3%) e de centros de distribuição e logística (13,5%). No nicho residencial, o segmento representa 4,2% do mercado.

Os outros países que participaram do evento também trouxeram inovações da construção industrializada. Dos Estados Unidos veio a experiência da construção da nova sede da Apple. Já o Chile mostrou como fábricas com sistemas anti-sísmicos são construídas com estruturas pré-fabricadas. O México apresentou como o pré-fabricado se tornou competitivo para a construção de edifícios habitacionais, enquanto o Peru tratou a aplicação da tecnologia em pisos e contrapisos. Estimulado pela fib (Federação Internacional do Concreto) o 2º Congresso Ibero-Americano de Pré-moldado de Concreto também debateu temas como sustentabilidade e edifícios altos com uso de pré-moldados.

Entrevistado
Asociación de Productores de Cemento (ASOCEM) e Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto) (via assessoria de imprensa)

Contato: contacto@asocem.org.pe 

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo