Construir pontes começa pelo papel e pelo macarrão

Universidades promovem concursos para alunos de engenharia civil aprenderem a estruturar edificações de concreto ou pré-fabricados.

Universidades promovem concursos para alunos de engenharia civil aprenderem a estruturar edificações de concreto ou pré-fabricados  

Por: Altair Santos

Já é tradição em um bom número de escolas de engenharia promover competições em que o objetivo final é construir pontes com materiais como papel ou espaguete. Vence a equipe que projetar a estrutura que mais suportar peso. No Brasil, as universidades federais de Juiz de Fora e do Rio Grande do Sul estão entre as que realizam essa atividade há mais tempo. O país já conta com 15 cursos de engenharia civil que incentivam campeonatos deste tipo. O mais recente a aderir foi o da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Ponte vencedora do 1º concurso promovido pela UFPR: estrutura de papel suportou 18 quilos

Segundo o professor Marcelo Medeiros, do departamento de construção civil da UFPR, o envolvimento dos alunos nestas competições os ajudam a ter noções de como se projetam estruturas de concreto. “É possível traçar um paralelo com as estruturas confeccionadas em pré-moldado. Por exemplo, uma etapa do concurso é a apresentação do projeto estrutural, que exige que os alunos façam todos os cálculos de resistência do papel para aplicá-los na fabricação das pontes. Neste momento, os alunos precisam raciocinar onde estão os esforços de compressão e os de tração e aplicar teorias de dimensionamento. É exatamente o que se faz para o concreto armado“, explica. 

No concurso da UFPR, as pontes deveriam ser instaladas em um vão livre de pelo menos 100 centímetros e teriam que resistir à maior carga possível até a ruptura. Venceu o projeto que suportou 18 quilos. Foram usados apenas papel e cola na elaboração das estruturas. As equipes inscritas contaram com a orientação dos 12 alunos que formam o grupo PET (Programa de Educação Tutorial) do curso de engenharia civil da Universidade Federal do Paraná – organizador do campeonato -,  e do qual o professor Marcelo Medeiros é o orientador. “O grupo PET foi criado para idealizar projetos que estimulem os alunos do curso de engenharia civil, até para diminuir a evasão escolar”, diz Medeiros. 

Alunos da UFPR durante a elaboração das pontes: cálculos e projetos simulam obras de verdade

Os alunos que integram o PET são bolsistas.  Ao ingressar no programa, eles ganham condições de realizar atividades extracurriculares para completar a formação acadêmica. A inspiração vem de conceitos criados nas universidades americanas, como os honours programs. Atualmente, no Brasil, o Programa de Educação Tutorial conta com 400 grupos em instituições de ensino superior públicas e privadas. São 4.274 alunos bolsistas e 400 tutores, um para cada grupo de pesquisa. A cada ano, o programa lança um edital com 30 novas vagas. O PET que funciona no curso de engenharia civil é um dos 17 em operação na UFPR. 

Recorde mundial 

Entre as universidades brasileiras que promovem concursos de pontes, a UFRGS detém o recorde mundial. O departamento de engenharia civil da escola de Porto Alegre realiza campeonatos desde 2004, só que utiliza o macarrão espaguete, cola e epoxi como materiais. Em novembro de 2011, o projeto da equipe formada pelas Carlise Schmitz, Bruna Zakharia e Tieli Silva Fraga resistiu 234 kg antes de romper. A marca superou o recorde mundial de 176 kg, que pertencia à Okanagan University College, nos Estados Unidos, também usando uma estrutura feita com macarrão. 

Entrevistado
Marcelo Medeiros, professsor do Departamento de Construção Civil (DCC) da UFPR,
vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Construção civil (PPGCC) e tutor do Grupo PET-Civil (Programa de Educação Tutorial)

Currículo

– Graduado em engenharia civil pela Universidade de Pernambuco (1999)
– É mestre em engenharia civil pela Universidade de São Paulo (2002) e doutor em engenharia civil pela Universidade de São Paulo (2007)
– Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná onde tem ministrado aulas na graduação e pós-graduação strictu sensu
– É professor colaborador de cursos de pós-graduação Latu sensu da Universidade de Pernambuco e Universidade do Oeste de Santa Catarina
– É membro colaborador do Colaboración Interamericana en Materiales (CIAM) no México
– Atuou nos trabalhos de inspeção, diagnóstico e projeto de recuperação de obras de arquitetos renomados, como Oscar Niemeyer (Brasil), Villa Nova Artigas (Brasil) e Fresnedo Siri (Uruguai)
– Tem experiência na área de engenharia civil, com ênfase em materiais de construção, patologia e terapia das estruturas de concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: durabilidade, concreto armado, reparo, dosagem de concreto e argamassa, ataque por cloretos, corrosão de armaduras e vida útil
Contato: medeiros.ufpr@gmail.com / http://www.petcivil.blogspot.com 

Veja vídeo da ponte que bateu o recorde mundial: Clique aqui 

Créditos foto: Divulgação/UFPR/UFRGS 

Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo