Conheça as melhores oportunidades para engenheiros civis em 2021

No Brasil, leilões de concessões devem abrir considerável volume de vagas para obras de infraestrutura
4 de novembro de 2020

Conheça as melhores oportunidades para engenheiros civis em 2021

Conheça as melhores oportunidades para engenheiros civis em 2021 1024 470 Cimento Itambé

A consultoria Robert Half, com escritórios nos principais países do mundo, lançou recentemente a edição 2021 de seu “Guia Salarial”. Tradicional, o relatório baliza o mercado sobre as tendências profissionais para o ano que vem. No campo da construção civil, as obras que mais devem demandar engenheiros civis serão as voltadas para a saúde, alimentos e bebidas, tecnologia e logística, infraestrutura e mineração. O documento destaca que o Brasil se enquadra nessa análise, sobretudo pelo volume de concessões prometidas para 2021.

Engenheiro civil conectado com as novas tecnologias tem mais chance de aproveitar a janela de oportunidades em 2021 Crédito: Banco de Imagens

Engenheiro civil conectado com as novas tecnologias tem mais chance de aproveitar a janela de oportunidades em 2021
Crédito: Banco de Imagens

A pandemia de COVID-19 adiou para o ano que vem os leilões de 44 ativos de infraestrutura. A expectativa é que os projetos de concessão de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias alcancem 101 bilhões de reais em investimentos durante o período de duração dos contratos. Entre os projetos a serem concedidos à iniciativa privada estão 22 terminais aéreos – entre eles, Congonhas, em São Paulo-SP, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro-RJ -, além de 7 rodovias, 9 terminais portuários, 2 ferrovias e a renovação antecipada de 4 contratos de transporte ferroviário de cargas.

Segundo avaliação do ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, as concessões podem gerar 2 milhões de empregos diretos e indiretos na construção civil, no triênio 2021-2022-2023. A estimativa é que pelo menos 8% desse volume de vagas projetado pelo governo federal sejam absorvidos por engenheiros civis. A Robert Half destaca em seu guia que, além das grandes obras, a construção imobiliária também deve demandar um número considerável de engenheiros. “Há um apetite forte desse setor por crescimento”, avalia a consultoria, em seu “Guia Salarial”.

Engenheiro civil deve estar cada vez mais comprometido com inovação, tecnologia e sustentabilidade

Para 2021, as funções que mais deverão absorver engenheiros civis, segundo a Robert Half, são as de comprador, engenheiro de aplicação, gerente de operações, gerente de supply chain, gerente de projetos, analista de logística, analista de serviços, gerente de drones, engenheiro de georreferenciamento, engenheiro de dados e engenheiro de inovação. Os salários podem variar de R$ 3.550,00 reais a R$ 68,5 mil reais, dependendo da qualificação do profissional e de seu grau de experiência.

Também vai pesar no preenchimento dessas vagas o comprometimento do engenheiro civil com a inovação, a tecnologia e a sustentabilidade. São essas as palavras-chaves que devem abrir janelas de oportunidades no pós-pandemia.

A Robert Half avalia ainda que terão boas oportunidades aqueles engenheiros civis que se especializarem em logística inteligente. “A pandemia serviu para acelerar a transformação da logística. Todo o processo de armazenagem, circulação e distribuição sofreu mudanças para atingir dois objetivos: otimizar custos e satisfazer o cliente”, diz a consultoria, que aponta as novas habilidades exigidas para o engenheiro civil, além de conhecimento técnico. No campo comportamental, terá que ter comunicação fluente em inglês, flexibilidade, agilidade, equilíbrio emocional, liderança e visão de negócios.

Veja o “Guia Salarial 2021” da Robert Half

Entrevistado
Robert Half International Inc. (via assessoria de imprensa)

Contato
rh@roberthalf.com.br

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil