Brazil Road Expo terá debates entre poder público e área privada, além de seminários voltados a difundir novas tecnologias para a construção de estradas
Por: Altair Santos
No começo de fevereiro de 2013, o governo federal divulgou novas regras para atrair capital privado à infraestrutura rodoviária do país. O plano de concessões permite 30 anos de exploração das estradas, através de pedágio, amplia o financiamento de linhas de crédito para até 25 anos e dá prazo de carência de 5 anos para as empresas que forem captar recursos no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico), no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal. São medidas com as quais espera-se que, finalmente, as concessões de rodovias decolem. O termômetro para medir se o poder público e as empresas começam a falar a mesma língua será o Brazil Road Expo, que acontece de 19 a 21 de março, em São Paulo.
O evento atrairá a administração pública para debater soluções que modernizem a malha rodoviária nacional. Por isso, paralelo à feira, ocorrerá o II Fórum Nacional de Investimentos em Rodovias, e que contará com a presença de autoridades do setor, como Marcelo Perrupato (Secretário de Políticas Especiais de Transportes, do ministério dos Transportes) José Alberto Pereira Ribeiro (presidente da Associação Nacional de Obras Rodoviárias – ANEOR) e Jorge Fraxe (diretor-geral do Dnit). “O envolvimento de toda a esfera da administração pública gera um efeito positivo nos players dos segmentos interessados em ver o país dar um salto de qualidade em suas rodovias“, diz Guilherme Ramos, diretor da Brazil Road Expo.
Nos três dias do evento, além da feira que mostrará novas tecnologias e equipamentos voltados à construção de rodovias, ocorrerá o Brazil Road Summit – congresso que debaterá as melhores práticas construtivas para o setor. A exemplo do que já ocorreu nas duas edições anteriores (2011 e 2012) as obras em concreto terão espaço relevante no encontro. “Neste ano, teremos um seminário sobre pontes, que abordará os principais assuntos do segmento, desde o projeto até o monitoramento das obras de arte”, explica Guilherme Ramos. Entre os palestrantes deste seminário, estarão o presidente do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto) Túlio Nogueira Bittencourt e o consultor espanhol Hugo Corres, da FHECOR Ingenieros Consultores.
A expectativa dos organizadores do Brazil Road Expo é que o evento atraia 12 mil profissionais da área e gere cerca de R$ 500 milhões em negócios. Estima-se que boa parte dos equipamentos vendidos na feira atendam a chamada linha amarela – máquinas para construção de rodovias, como pavimentadoras, retroescavadeiras e motoniveladoras. O setor prevê crescimento nas vendas de 12,5% em 2013, já preparando-se para futuras obras em rodovias federais. A expectativa é que os primeiros leilões atendam trechos da BR-101 (Bahia), da BR-262 (Belo Horizonte-MG – Vitória-ES), das BRs 163, 262 e 267 (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e das BRs 060 e 153 (Brasília, Goiás e Tocantins).
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Entrevistado
Guilherme Ramos, diretor da Brazil Road Expo
Currículo
– Guilherme Ramos é graduado em engenharia civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002) e diretor da Quartier Feiras, desde 2010
Contato: imprensa@brazilroadexpo.com.br
Créditos fotos: Divulgação