Concreto chega à moda e conquista a Europa

26 de novembro de 2014

Concreto chega à moda e conquista a Europa

Concreto chega à moda e conquista a Europa 845 674 Cimento Itambé

Estúdio IVANKA, escritório de design e arquitetura com sede na Hungria, inova com coleções que emprestam aos tecidos e ao couro a textura do concreto

Por: Altair Santos

Concreto Genezis é o nome da grife que tem sido apresentada em feiras de moda da Europa, a começar pela Paris Fashion Week. Uma pasta de concreto é agregada aos tecidos para criar roupas-conceito, tanto para homens quanto para mulheres. O desenvolvimento do material e o design das confecções foram criados pelo famoso casal de arquitetos húngaros, Katalin Ivanka e Andreas Ivanka. Donos do Estúdio IVANKA, localizado em Budapeste-Hungria, eles fazem do concreto a matéria-prima para produzir peças de decoração, joias, móveis e, agora, roupas. “A ideia de conceituar moda em cima do concreto era um projeto antigo nosso. O desenvolvimento da tecnologia do material permitiu que chegássemos a um concreto autoadensável bem leve, onde as roupas eram mergulhadas e depois moldadas”, explica o casal Ivanka.

Para a Paris Fashion Week, o Estúdio IVANKA desenvolveu também bolsas e relógios para expor no principal evento de moda da Europa. Todos os modelos criados se inspiraram na urbanidade. “Achamos que as roupas femininas deveriam explorar o dualismo da mulher urbana: ao mesmo tempo frágil e ao mesmo tempo dura como o concreto”, define Katalin Ivanka. No caso das peças masculinas, os modelos agregaram couro. Para desenvolver a coleção, foram necessários dois anos. O longo tempo trouxe resultados positivos, principalmente no desenvolvimento de uma massa de concreto antialérgica e que não causa danos à pele humana. Por isso, o Estúdio IVANKA decidiu abrir uma nova ramificação, criando a “Casa do Concreto da Moda”. O objetivo é seguir desenvolvendo coleções e testando a aplicação do concreto nos mais variados tecidos.

Moda para o dia a dia

Clientes para vincular suas grifes aos produtos do casal húngaro Ivanka não faltam. O interesse internacional inclui marcas como Liberty London, Andaz by Hyatt, Oakley, Levi Strauss, Bang & Olufsen e Vodafone, entre outros. O crescimento levou a IVANKA a conceber uma fábrica na região de Budapeste. Transformar uma pequena empresa familiar em uma nova estrutura corporativa profissional abriu as portas para investidores e levou à concepção de um conselho consultivo, formado por um corpo de profissionais de diferentes áreas do conhecimento para dar a assistência significativa à empresa. É isso que faz com que a marca Ivanka seja, hoje, uma das mais valorizadas da Europa. “Essa estrutura nos estimula a criar mais, sempre usando o concreto como nossa matéria-prima”, revela Andreas Ivanka.

Criado em 2002, o Estúdio IVANKA já tem um novo projeto em andamento, depois de conceber moda a partir do concreto: criar instrumentos musicais com o material. A empresa também criou uma grife a base de couro e camurça, que imita a textura do concreto. Neste caso, pigmentos tirados do cimento ajudam a tingir as peças. “A coleção explora os efeitos produzidos pelo concreto, fazendo com que o couro imite essa textura. Diferentemente da coleção-conceito apresentada na Paris Fashion Week, estas peças são projetadas para o uso diário”, diz Katalin Ivanka.

Entrevistados
Arquitetos e designers Katalin Ivanka e Andreas Ivanka, sócios do Estúdio IVANKA (via assessoria de imprensa)

Contatos:
info@ivankaconcrete.com
laszlo.perlaki@ivanka.hu

Crédito Foto: Divulgação/Estádio IVANKA

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330

Coleção-conceito apresentada na Paris Fashion Week, e que usou uma pasta de concreto aplicada sobre tecidos


Estúdio IVANKA cria bolsas de concreto leve e relógios com o mesmo material


Moda para o dia a dia, criada pelo Estúdio IVANKA, empresta ao couro e à camurça a mesma textura do concreto

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil