Concorrência da venda online faz shopping se reinventar

De espaços de compras, centros comerciais mudam perfil e investem em convivência, lazer e sustentabilidade
29 de janeiro de 2020

Concorrência da venda online faz shopping se reinventar

Concorrência da venda online faz shopping se reinventar 1024 448 Cimento Itambé
Shopping centers que já estão em operação mudam conceitos para continuar atraindo o consumidor. Crédito: Youtube/ParkShoppingBarigüi

Shopping centers que já estão em operação mudam conceitos para continuar atraindo o consumidor.
Crédito: Youtube/ParkShoppingBarigüi

O Brasil fechou 2019 com 563 shopping centers em operação, dos quais 15 foram inaugurados no ano passado. Apesar de sinalizar que seguirá crescendo em 2020, esse tipo de empreendimento imobiliário se reinventa para conseguir competir com as vendas online. Os shopping centers estão em pleno processo de mudança de perfil. De espaços de compras, vêm se transformando em centros de convivência, prestação de serviço e investindo fortemente em sustentabilidade

Dentro desse novo conceito, além de ampliar a variedade de lojas e suas praças de alimentação, os shopping centers investem em mais áreas de lazer, como salas de cinemas, espaços para shows e teatros, e também buscam atrair eventos corporativos, como exposições, feiras e conferências. Outro foco da mudança está na busca de novos investidores. Com a intensificação dos fundos imobiliários, cresce o segmento dos que buscam aplicar recursos em shopping.

Para os fundos com esse perfil, a regra é clara: há lucro quando o shopping está com a totalidade ou boa parte de suas lojas alugadas e prejuízo se houver vacância excessiva. Para mitigar o risco, os shopping centers precisam atrair consumidores. E quanto mais diversificado for o público, melhor. Por isso, tanto o gestor da estrutura física do empreendimento quanto o gestor do fundo imobiliário precisam estar atentos para evitar perdas de um conjunto de valores que sustentam o negócio. Entre eles, valor imobiliário, valor do mercado consumidor e valor perante lojistas e as marcas dos produtos.

Preocupação com a sustentabilidade é cada vez mais presente 

Outro aspecto que leva os gestores de shopping a reinventar seus negócios é a sustentabilidade. Atualmente, segundo o mais recente relatório da ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers), 56% dos empreendimentos em operação no país têm sistemas de tratamento e reúso de água. Já 92% fazem coleta seletiva do lixo e 35% já possuem estratégias de logística reversa. Outro dado: 80% foram construídos ou alteraram seus projetos arquitetônicos para explorar ao máximo a luz natural. Ao mesmo tempo, 52% possuem áreas verdes internas e externas e 43% investem em paisagismo. Essa preocupação ambiental se reflete no controle das emissões de CO2, feita por 72% dos 563 shopping centers em operação no Brasil. 

Um exemplo da reinvenção pela qual passam esses empreendimentos está no projeto de expansão do ParkShoppingBarigüi, em Curitiba-PR. A unidade na capital paranaense pertence ao grupo Multiplan, que tem outros 20 shopping centers no país. No caso do complexo curitibano, a reforma vai permitir que ele se integre a um dos principais parques da cidade: o Barigüi. A ligação será por meio de calçadas e ciclovias, sem interferir no fluxo de veículos da BR-277. O shopping também ganhará um centro de convenções, um espaço multiuso para eventos e shows e uma clínica médica, entre outras modernizações

Veja vídeo sobre a expansão do ParkShoppingBarigüi

Entrevistado
ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers), Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da USP e grupo Multiplan (via assessorias de imprensa)  

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330

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