Começa a construção do mais longo túnel imerso do mundo

Obra diminui tempo de viagem entre Dinamarca e Alemanha. Volume de concreto passa dos 3 milhões de m³
9 de março de 2021

Começa a construção do mais longo túnel imerso do mundo

Começa a construção do mais longo túnel imerso do mundo 1024 545 Cimento Itambé
Primeira aduela para a construção do maior túnel imerso do mundo foi transportada em fevereiro de 2021 Crédito: Femern Link Contractors

Primeira aduela para a construção do maior túnel imerso do mundo foi transportada em fevereiro de 2021
Crédito: Femern Link Contractors

Dia 2 de fevereiro de 2021 marcou o início da construção do mais longo túnel imerso do mundo. O Fehmarnbelt Tunnel vai cruzar 17 quilômetros e 600 metros do Mar Báltico, ligando a Alemanha à Dinamarca. A obra leva o título de túnel imerso mais longo por causa da forma como será construído. Grandes aduelas pré-moldadas de concreto serão submersas e encaixadas no fundo do mar para formar a estrutura. O EuroTúnel, que liga a França à Inglaterra, apesar de ter uma extensão de 50 quilômetros para vencer o Canal da Mancha, trata-se de um túnel escavado no subsolo marítimo e não imerso no mar.

O amadurecimento do projeto do Fehmarnbelt Tunnel levou 12 anos. Vem desde 2008, quando Alemanha e Dinamarca assinaram um tratado para viabilizar a obra. Em seguida, demorou mais de uma década para que a legislação necessária fosse aprovada pelos dois países e para a realização de estudos de impacto geotécnico e ambiental. O governo dinamarquês deu mais agilidade ao processo, enquanto a Alemanha precisou enfrentar judicialmente uma série de organizações – empresas de balsas, grupos ambientais e prefeituras – que apelaram contra o projeto.

Trecho em que será construído o túnel é o mais curto entre a Alemanha e a Dinamarca Crédito: Femern Link Contractors

Trecho em que será construído o túnel é o mais curto entre a Alemanha e a Dinamarca
Crédito: Femern Link Contractors

A um custo de 7 bilhões de euros, o Fehmarnbelt Tunnel ficará submerso a 40 metros em seu ponto mais profundo. Foi escolhido o trecho mais estreito entre a Alemanha e a Dinamarca para sua instalação: o Fehmarn Belt, um estreito entre a ilha alemã de Fehmarn e a ilha dinamarquesa de Lolland. A joint venture Femern Link Contractors é a responsável pela obra, e tem a liderança da francesa Vinci – a 5ª maior empreiteira do mundo. As obras foram iniciadas no lado dinamarquês, onde também está a fábrica de pré-moldados que fornecerá as aduelas para o túnel. A construção vai empregar 2.000 trabalhadores no auge da produção.

Obra será de duplo modal e travessia entre os países será feita em 10 minutos

Fábrica para a produção dos elementos pré-moldados de concreto foi instalada em território dinamarquês Crédito: Femern Link Contractors

Fábrica para a produção dos elementos pré-moldados de concreto foi instalada em território dinamarquês
Crédito: Femern Link Contractors

O Fehmarnbelt Tunnel será de duplo modal: rodoviário e ferroviário. Atualmente, a travessia mais utilizada entre os dois países é por balsa e leva 45 minutos. Com a nova obra, prevista para ficar pronta em 2029, o trajeto de trem levará 7 minutos e de carro 10 minutos. O túnel terá 8,9 metros de altura e 42,2 metros de largura. A estrutura submersa será formada por 89 elementos pré-moldados de concreto. Cada peça pesará 73.500 toneladas e medirá 217 m de comprimento. Antes das aduelas serem lançadas ao mar serão dragados 15,5 milhões de m³ do solo marítimo para fazer a “terraplanagem” do terreno.

O volume de concreto para a construção dos elementos pré-moldados é estimado em 2.480.000 m³, segundo cálculos que constam na especificação do projeto. Outras obras que exigirão concreto na construção do túnel consumirão mais 570.000 m³. A tecnologia para viabilizar o Fehmarnbelt Tunnel não é nova. Já foi aplicada com sucesso na construção do Öresund, que também cruza o Mar Báltico e liga Copenhague, na Dinamarca, a Malmö, na Suécia. Essa obra tem 16 quilômetros de extensão, incluindo o trecho de ponte estaiada e o túnel submarino. Inaugurado em 2000, o Öresund é uma das obras mais premiadas da engenharia moderna.

Túnel imerso terá aduelas com mais de 200 metros de comprimento e pesando 73.500 toneladas Crédito: Femern Link Contractors

Túnel imerso terá aduelas com mais de 200 metros de comprimento e pesando 73.500 toneladas
Crédito: Femern Link Contractors

Acesse o projeto detalhado do Fehmarnbelt Tunnel

Assista ao vídeo de como será construído o túnel

Entrevistado
Femern Link Contractors, joint venture de construtoras para executar a obra do Fehmarnbelt Tunnel (via departamento de comunicação)

Contato
info@femernlinkcontractors.com

Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330

9 de março de 2021

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil