Com 5G no Brasil, construção civil poderá extinguir o retrabalho

Nova internet fará os projetos darem salto tecnológico, o que vai impactar também na qualidade das obras
18 de janeiro de 2022

Com 5G no Brasil, construção civil poderá extinguir o retrabalho

Com 5G no Brasil, construção civil poderá extinguir o retrabalho 1024 391 Cimento Itambé
Expectativa do setor da construção civil é que os canteiros de obras passem por transformações importantes com o acesso à tecnologia 5G
Crédito: PxHere

A entrada da tecnologia 5G no Brasil abre um universo de possibilidades para o tráfego de dados no país. Enfim, a Inteligência Artificial e IoT (Internet das Coisas) dispõem de uma infraestrutura de conectividade capaz de fazê-las chegar a inúmeros setores, incluindo a construção civil. Mas entre as novas possibilidades, o que é realidade e o que ainda é ficção para os milhares de canteiros de obras espalhados no país?  

Com certeza, a disseminação do BIM será realidade. Já o uso de robôs que possam desempenhar a função de operários em tarefas como alvenaria, por exemplo, ainda está no campo ficcional para o Brasil. De acordo com especialistas em incorporação de tecnologias na construção civil, a fase de projetos dos empreendimentos dará um salto de qualidade com a chegada do 5G.  

É o que afirma o engenheiro civil Rodrigo Koerichi, da AltoQi Tecnologia. “A tecnologia vai nos mostrar que dá para fazer muito melhor do que fazemos hoje. A cultura do improviso nos canteiros de obras está com os dias contados. Principalmente, porque a difusão do BIM nas empresas de engenharia só tende a crescer”, avalia.  

É quase consenso entre os especialistas de que a tecnologia irá impactar positivamente a execução das obras. O engenheiro civil Marcus Granadeiro, por exemplo, entende que o retrabalho poderá ser extinto com o emprego da internet 5G nos canteiros de obras. “O 5G trará economia de tempo e de dinheiro ao setor da engenharia. O ganho de agilidade com essa conexão resultará na redução de erros e de esforços desnecessários, eliminando os retrabalhos”, cita. 

Para Granadeiro, quase todos os setores envolvidos em uma obra terão ganhos importantes com a tecnologia 5G. “Na esteira da digitalização, o avanço na transferência e no uso de dados permitirá que tecnologias como o Deep Learning – sistema que une Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) para análises mais intrínsecas – orientem as decisões relacionadas a suprimentos, ao planejamento, à supervisão da obra e ao gerenciamento de contratos, sem falar do projeto em si”, afirma. 

Pesquisa mostra o que as empresas de engenharia esperam da tecnologia 

Pesquisa realizada pela Thórus Engenharia, a Brain Inteligência Estratégica e a Sienge aponta qual será o impacto do 5G e da disseminação do BIM nas construtoras e nos escritórios de engenharia de projetos. Foram entrevistadas empresas localizadas nas 5 regiões do país e 87% avaliam que haverá melhor compatibilização dos projetos. Outros 73% entendem que os projetos serão mais detalhados, enquanto 56% afirmam que haverá menos desperdício nas obras. Já 53% dizem que vai melhorar o planejamento. Por fim, 46% creem que será possível estimar melhor o custo da obra.   

A expectativa é que no segundo semestre de 2022 o 5G esteja disponível nas capitais dos estados das regiões sul (Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre) e sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória), assim como no Distrito Federal, Goiânia-GO, Campo Grande-MS, Salvador-BA, Recife-PE e Fortaleza-CE. Nas demais regiões do país, a tecnologia avançará progressivamente a partir de 2023

Entrevistado 
Reportagem com base no webinar Tendências da construção civil para 2022 e no artigo 5G e o setor de engenharia: impactos no custo de gerenciamento e de pessoas, do engenheiro civil Marcus Granadeiro 

Contatos 
contato@softplan.com.br 
marketing@altoqi.com.br 
contato@brain.srv.br 
contato@thorusengenharia.com.br 
www.construtivo.com/entre-em-contato/

Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330

18 de janeiro de 2022

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil