China utiliza inteligência artificial e impressão 3D para construir hidrelétrica

Obra promete ser a estrutura mais alta do mundo construída usando processos de impressão 3D
1 de junho de 2022

China utiliza inteligência artificial e impressão 3D para construir hidrelétrica

China utiliza inteligência artificial e impressão 3D para construir hidrelétrica 1024 683 Cimento Itambé
China utiliza inteligência artificial hidrelétrica: Nesta obra, um sistema central de inteligência artificial será usado para supervisionar uma enorme linha de montagem automatizada
Crédito: Envato

A China anunciou recentemente a construção da barragem hidrelétrica de Yangqu, utilizando inteligência artificial, robôs de construção, impressão 3D e zero trabalho humano. Localizada no Planalto Tibetano, no sudoeste da China, a previsão é que esta obra seja concluída em 2025 e tenha uma altura de 180 metros. 

Após sua finalização, deverá gerar aproximadamente 5 bilhões de quilowatts-hora por ano de energia elétrica. Para se ter uma noção, a usina de Itaipu produziu 76,38 bilhões de quilowatts-hora em 2020. Ainda, esta será a primeira usina hidrelétrica do mundo a ser totalmente construída sem qualquer tipo de mão de obra humana. Além disso, este projeto provavelmente será a estrutura mais alta do mundo construída usando processos de impressão 3D. O recorde atual é de um prédio de escritórios de dois andares em Dubai, com 6 metros de altura.

Como funcionará a obra de Yangqu?

Em Yangqu, um sistema central de inteligência artificial será usado para supervisionar uma enorme linha de montagem automatizada. Ela começa com uma frota de caminhões não-tripulados usados ​​para transportar materiais de construção para partes do local de trabalho.

Assim que os materiais chegam, escavadeiras e pavimentadoras não-tripuladas os transformam em uma camada da barragem. Em seguida, rolos equipados com sensores ajudarão a pressionar cada camada para que se tornem firmes e duráveis. Quando uma camada estiver concluída, os robôs enviarão informações sobre o estado da construção de volta ao sistema de IA.

“Sobretudo, o sistema de IA e seu exército de robôs ajudarão a eliminar erros humanos, como quando os operadores de rolos não seguem uma linha reta ou quando os motoristas de caminhão entregam materiais no local errado. O sistema também permitirá que o trabalho no local progrida continuamente sem preocupações de segurança para os trabalhadores humanos”, afirma Liu Tianyun, professor de engenharia da Universidade de Tsinghua e autor principal do estudo “3D printing of large filled construction projects” (Impressão 3D de grandes projetos de construção). 

No entanto, a mineração do material de construção ainda terá que ser feita manualmente. 

Inspiração para outros projetos

De acordo com Tianyun, essa tecnologia inovadora de impressão 3D combinada com o uso de inteligência artificial também poderá ser empregada em diversos outros projetos de infraestrutura, como na construção de aeroportos, estádios e estradas

Fonte
Liu Tianyun é professor de engenharia da Universidade de Tsinghua e autor principal do estudo “3D printing of large filled construction projects”.

Contato
liuty@tsinghua.edu.cn

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP

1 de junho de 2022

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil