Casa na fôrma

Baseada em velocidade, custo e qualidade, tecnologia que usa paredes de concreto começa a mudar o perfil habitacional no Brasil.

Baseada em velocidade, custo e qualidade, tecnologia que usa paredes de concreto começa a mudar o perfil habitacional no Brasil

Engenheiro Ary Fonseca - ABCP.
Engenheiro Ary Fonseca - ABCP

Uma nova ordem está se estabelecendo na construção habitacional no Brasil. A aposta é que em 2009 a tecnologia baseada na construção de paredes de concreto para edificações como casas, sobrados e prédios venha a se consolidar no país. Os alicerces estão prontos, graças a um programa denominado de Ativos em Parede de Concreto. Através dele foram detectados os gargalos que impediam o avanço da tecnologia e definidas ações do sistema construtivo para difundir esse tipo de obra.

Tanto na Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), quanto na Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Concretagem (Abesc) e no Instituto Brasileiro de Telas Soldadas (IBTS) – os incentivadores da tecnologia de parede de concreto – criou-se o consenso de que essa é uma alternativa viável para ajudar o Brasil a reduzir seu déficit habitacional, que hoje gira em torno de 8 milhões de habitações. O que os faz pensar assim são os benefícios do sistema, que alia velocidade, custo e qualidade da obra. “As empresas hoje estão procurando soluções mais competitivas, com melhor custo, mais rapidez e prazos menores de conclusão do empreendimento. E essa tecnologia atende essas três demandas”, define o engenheiro Ary Fonseca Jr., gerente de edificações da ABCP e coordenador do programa.

Fonseca esteve à frente de um grupo de estudos para consolidar o Ativos em Paredes de Concreto. “Foi um trabalho de um ano para identificar os principais gargalos que impediam as construtoras de ter confiança em utilizar o sistema. Identificamos esses gargalos e elaboramos o que nós chamamos de ativos para servir de conteúdo para todo o mercado”, definiu o engenheiro, confiante de que o Brasil seguirá o modelo de construção já adotado em larga escala em outros países sul-americanos. “É uma boa alternativa para enfrentar o déficit habitacional.”

A tecnologia utiliza fôrmas, onde são moldadas as paredes de concreto no local da obra. O sistema construtivo pode ser utilizado em casa, sobrados e em prédio de até 30 andares. Ary Fonseca alerta que ele não usa pré-moldados e nem se assemelha ao projeto de casa 1.0, voltado para habitações de baixa renda. “É bom deixar claro que não é uma construção pré-fabricada e nem voltada para casas compactas”, avisa.

No Brasil, o sistema de construção em paredes de concreto pretende atingir a classe média. No ano passado, as construtoras que já aderiram à técnica construíram 10 mil habitações. “Ela pode ser utilizada em alta escala por empresas com grande quantidade de empreendimentos para serem realizados num prazo curto”, diz Ary Fonseca.

Apesar de o número de construções com paredes de concreto proliferar no Brasil, principalmente na região Nordeste, a ABCP não quer estabelecer metas. O objetivo é convencer o mercado de que a tecnologia é confiável. “A demanda é do mercado e as construtoras é que vão decidir utilizar ou não”, afirma Fonseca. Diante do futuro promissor, só há uma certeza: os que aderem à tecnologia – já há 14 construtoras usando o método de construção no país – não pensam em voltar atrás.

50% – Esse é o percentual de redução de tempo de uma obra construída em paredes de concreto.

Tire suas dúvidas:

Quantos países já aderiram à tecnologia?
Colômbia, Venezuela, Peru, Ilhas do Caribe, Trinidad e Tobago, México, República Dominicana e Jamaica.

Quem detém know-how?
A Colômbia usa o sistema há mais de 20 anos. O país construiu uma fábrica de fôrmas, o que barateou ainda mais os preços das obras. A técnica colombiana já é exportada até para a Europa.

Há resistência do consumidor?
As 10 mil obras erguidas no Brasil em 2008, usando essa tecnologia, foram bem aceitas por seus compradores. O custo mais baixo, o bom desempenho técnico e acústico e a qualidade do acabamento conquista os clientes.

As construções em paredes de concreto permitem receber futuras reformas?
Se for uma casa térrea, sim. A tecnologia se adapta a expansões ou reformas como em qualquer outro sistema.

O Brasil tem profissionais especializados neste tipo de sistema?
As empresas que já estão construindo com esta tecnologia estão capacitando os profissionais. A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) também investe na qualificação, assim como a Associação Brasileira de Cálculo Estrutural. Técnicos de outros países vêm frequentemente ao Brasil para dar treinamento. Toda a cadeia envolvida na construção está sendo preparada para utilizar em grande escala o sistema.

Fonte: Engenheiro Ary Fonseca Jr., gerente de edificações da ABCP

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330 – Tempestade Comunicação



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo