Brexit deixa construção civil da Europa apreensiva

Reino Unido vive período de incertezas, apesar de governo ter 600 bilhões de libras para investir em obras
5 de fevereiro de 2020

Brexit deixa construção civil da Europa apreensiva

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Brexit: a partir de 31 de janeiro de 2020, Reino Unido e União Europeia tentam evitar que construção civil seja impactada negativamente pelo rompimento. Crédito: Banco de Imagens

Brexit: a partir de 31 de janeiro de 2020, Reino Unido e União Europeia tentam evitar que construção civil seja impactada negativamente pelo rompimento.
Crédito: Banco de Imagens

O neologismo Brexit é a junção das palavras British e exit, que significa a saída dos britânicos da União Europeia. Houve um plebiscito em 2016 e em 31 de janeiro de 2020 a ruptura foi oficialmente confirmada. Haverá um período de transição até que o Reino Unido não faça mais parte do bloco europeu, mas vários setores da economia buscam entender os impactos que o desligamento irá causar no Velho Continente, incluindo o da construção civil

Em nota recente, a Federação de Construtores Mestres (FMB, de Federation of Master Builders), umas das principais entidades de classe da construção civil britânica, criticou o rompimento com a União Europeia. “A indústria da construção está sendo seriamente afetada pela incerteza do Brexit. Uma incerteza que, junto com a escassez de mão de obra que a ruptura pode causar, vai gerar uma tempestade perfeita em nossa indústria”, diz.

Atualmente, 28% dos trabalhadores da construção civil empregados na Grã-Bretanha não são britânicos – boa parte é oriunda do leste europeu. O receio dos empregados do setor é que falte mão de obra e, consequentemente, isso impacte no custo e no cronograma das obras. “O futuro da construção do Reino Unido depende da disponibilidade de profissionais qualificados e especializados, mas também dos chamados pouco qualificados. Sem eles, não seremos capazes de oferecer um crescimento sustentável para a construção após o Brexit”, avalia Mark Reynolds, CEO da Mace, uma das principais construtoras britânicas.

Apenas 15% dos executivos da construção eram favoráveis ao rompimento com a UE

 Essa preocupação ficou evidente em uma pesquisa realizada pela consultoria londrina Smith & Williamson, a qual mostrou que apenas 15% dos executivos da construção civil britânica eram favoráveis ​​à saída do Reino Unido da União Europeia. O levantamento ocorreu antes do referendo de 2016. “As incertezas não dizem respeito apenas à mão de obra, mas também à importação e exportação de materiais de construção. O pós-Brexit deverá apontar respostas para isso”, reforça Brian Berry, presidente da FMB. 

O receio é de que o rompimento com a União Europeia interrompa um ciclo virtuoso de obras que a Grã-Bretanha experimenta desde 2014. Com apoio do governo, o Reino Unido investe na construção de 300 mil unidades domiciliares e tem um orçamento já previsto de 600 bilhões de libras em dez anos – algo como 3 trilhões de reais – para viabilizar projetos de infraestrutura até 2030. Existe também a preocupação da indústria de materiais de construção do continente, pois os britânicos importam 64% dos produtos utilizados em suas obras.

Para acalmar o setor, tanto o governo do Reino Unido quanto o parlamento da União Europeia sinalizam que, ao final do período de transição, que termina no final de 2020, haverá regras bem definidas para a contratação de mão de obra estrangeira e para a importação e exportação de materiais. Até lá, a construção civil britânica e europeia engavetam projetos à espera de maior segurança para os negócios na era pós-Brexit.   

Entrevistado
Federação de Construtores Mestres da Grã-Bretanha (via departamento de comunicação)

Contato
media@fmb.org.uk
www.fmb.org.uk

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330

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