Blocos de concreto ganham a primeira biblioteca BIM

Plataforma contempla todas as famílias de produtos usados no Brasil em sistemas de alvenaria estrutural

Setor de blocos de concreto é o primeiro da indústria da construção a abranger todos os seus produtos na tecnologia BIM.  Crédito: Pinterest
Setor de blocos de concreto é o primeiro da indústria da construção a abranger todos os seus produtos na tecnologia BIM.
Crédito: Pinterest

Parceria entre ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), BlocoBrasil (Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto) e SENAI permitiu a criação da primeira biblioteca brasileira de blocos de concreto dentro da plataforma BIM (Building Information Modelling, na sigla em inglês). O lançamento ocorreu em maio de 2020 e possui várias interfaces para as fases de planejamento, projeto e construção de empreendimentos com sistemas construtivos que utilizam blocos de concreto. A biblioteca desenvolvida está adequada à ABNT NBR 6136:2016 (Blocos Vazados de Concreto para Alvenaria – Requisitos). 

A plataforma contempla todas as famílias de blocos de concreto de vedação e estrutural produzidas no Brasil. Segundo o supervisor de projetos e tecnologia do Instituto SENAI, Rogério da Silva Moreira, que coordenou o desenvolvimento da ferramenta, a biblioteca BIM teve a preocupação de ser a mais abrangente possível. “Ela envolve a totalidade das famílias de blocos de concreto atualmente disponível no mercado brasileiro, e validada pelos fabricantes. Isso garante critérios de segurança, confiabilidade e qualidade aos projetistas, construtoras, arquitetos e engenheiros de cálculo. Também dá mais agilidade a todo o processo construtivo”, diz.  

Rogério da Silva Moreira destaca ainda a importância da ferramenta. “É um marco do uso do BIM no setor da construção civil. É o primeiro case de uma biblioteca completa sobre um produto. O setor de blocos de concreto também é o primeiro segmento da indústria da construção a desenvolver uma ferramenta que abrange a totalidade de seu uso em alvenaria estrutural”, ressalta. Para reforçar, o presidente da BlocoBrasil, Lúcio Silva, vê a ferramenta como uma inovação importante para o setor. “Destaco dois aspectos estratégicos da biblioteca BIM: redução dos custos da obra e a chamada do setor para a inovação”, completa.

Ferramenta desenvolvida pelo SENAI prioriza edificações residenciais com 4 pavimentos

A edificação modelada no BIM para blocos de concreto é do padrão residencial multifamiliar, composto por 4 apartamentos por andar, com 43 m² cada. O prédio possui 4 pavimentos e a circulação vertical conta com escadas e guarda-corpo na parte interna das paredes. Para o supervisor de projetos e tecnologia do Instituto SENAI, a ferramenta atende 3 desafios para que a tecnologia BIM ganhe cada vez mais espaço na construção civil brasileira. “Esses desafios são os seguintes: disponibilidade de bibliotecas, profissionais conhecedores da tecnologia e normalização. Para disseminar o conhecimento, o SENAI oferece cursos de treinamento”, revela.

Além disso, a BlocoBrasil disponibiliza o download gratuito do manual para operar a biblioteca BIM para blocos de concreto. O trabalho de montagem da ferramenta começou em setembro de 2019. “A principal característica dessa biblioteca BIM em relação a outras bibliotecas é que ela contempla toda a família de blocos de concreto. Além disso, as informações estão parametrizadas para que o projetista, de maneira prática e simplificada, possa cruzar todas as informações relevantes para o seu projeto”, resume Rogério da Silva Moreira.

Se inscreva e faça o download diretamente no site da BlocoBrasil

Se preferir baixe o pdf.

Veja vídeo sobre como funciona a biblioteca BIM para blocos de concreto

Entrevistado
Reportagem com base no webinar “Biblioteca BIM da Indústria de Blocos de Concreto”

Contato
todospelaconstrucao@ethos.solutions

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo