Balneário Camboriú pode ter o 10º prédio mais alto do mundo

Projeto de arranha-céu com 509 metros tramita na prefeitura da cidade catarinense; obras devem começar em 2022

Triumph Tower será construído em um terreno com 6.276,04 m² de área e tem a pretensão de colocar o Brasil no topo do ranking mundial de edifícios superaltos
Crédito: Skyscrapercity

Parceria entre a FG Empreendimentos e o braço imobiliário do grupo Havan planeja construir em Balneário Camboriú-SC o 10º maior prédio do mundo. A edificação também se propõe a ser o maior arranha-céu residencial das Américas. Atualmente, esse título pertence ao Central Park Tower, em Nova York-EUA, que possui 472,40 metros de altura. O plano é que o novo empreendimento, registrado como Triumph Tower, possa atingir 509,28 metros, com 154 pavimentos.    
 
O pré-projeto foi protocolado na prefeitura de Balneário Camboriú-SC no final de julho de 2021. Até o final do ano passado ainda seguia em análise. O poder público municipal pode exigir modificações, apesar de não haver restrições quanto à altura do edifício. A expectativa é que o alvará da obra possa sair no 2º semestre de 2022. Se isso ocorrer, a construção do edifício pode começar ainda este ano. O arranha-céu terá estrutura em concreto armado

Independentemente da burocracia para a aprovação do projeto, o terreno em que será construído o Triumph Tower já passou pela etapa de demolição e limpeza. A área mede 6.276,04 m². O projeto arquitetônico é do escritório franco-brasileiro Tritptyque Architechute – o mesmo que está construindo o AGE360, em Curitiba-PR

Empreendimentos de luxo e superluxo, como o Triumph Tower, transformaram Balneário Camboriú-SC no 3º metro quadrado mais caro do Brasil. Os dados são do FipeZap. Pela primeira vez a cidade litorânea de Santa Catarina ultrapassou Brasília e ficou atrás apenas de São Paulo-SP e Rio de Janeiro-RJ. A valorização impulsiona transformações no município, como o alargamento da praia central e a revitalização do projeto paisagístico da orla.  

FG e Havan já construíram em Balneário Camboriú o edifício mais alto do Brasil 

Com base em informações da consultoria norte-americana Appraisal Institute, a expectativa do mercado imobiliário de luxo e superluxo de Balneário Camboriú-SC é que o m² tenha valorizado cerca de 20% em 2021 – os números oficiais são aguardados para fevereiro.  

Além do Triumph Tower, a FG Empreendimentos e o grupo Havan são parceiros na construção do One Tower, também em Balneário Camboriú-SC, que será inaugurado em 2022 e já é o edifício mais alto do Brasil, com 290 metros de altura e 84 andares.  

No mundo, o título de maior arranha-céu continua com o Burj Khalifa, em Dubai, com 828 metros de altura e 162 andares. O segundo maior é o chinês Shanghai Tower, com 631 metros, e que perderá esta posição para o Merdeka PNB118, que está em construção em Kuala Lumpur, capital da Malásia, e vai atingir 679 metros de altura. Em malaio, Merdeka significa “Independente”. 

Com seus 509 metros, o Triumph Tower se posicionaria na 10ª posição entre os maiores prédios do mundo, superando o TAIPEI 101, em Taipei, que tem 508 metros e foi construído em 2004. Atualmente, 5 dos 10 maiores arranha-céus do mundo encontram-se na China, segundo o Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH). 

Vale lembrar que a construção de edifícios superaltos pode levar mais de 5 anos. Caso o Triumph Tower demore mais do que o previsto para ser inaugurado, corre o risco de não figurar entre os 10 maiores do mundo quando for concluído, haja vista que outros projetos de arranha-céus estão em andamento no mundo.  

Entrevistado 
FG Empreendimentos e Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH) (via assessorias de imprensa) 

Contato
marketing@fgempreendimentos.com.br 
press@ctbuh.org 

Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo