Arranha-céu mais alto de Miami está em construção

Prédio terá 100 andares e atingirá uma altura de 319,7 metros; design é marcado por nove cubos deslocados
23 de janeiro de 2024

Arranha-céu mais alto de Miami está em construção

Arranha-céu mais alto de Miami está em construção 800 480 Cimento Itambé
Dentro da estrutura, haverá tanto um hotel cinco estrelas quanto residências privadas.
Crédito: Carlos Ott Architects

Em 2026, Miami, nos Estados Unidos, deverá ter seu primeiro arranha-céu. A marca de hotéis Waldorf Astoria tem um projeto de um edifício que terá 100 andares e atingirá uma altura de 319,7 metros. Se não houver atrasos no cronograma, a previsão de conclusão é para 2026. 

A Sieger Suarez Architects está colaborando com a Carlos Ott Architects para realizar o projeto em conjunto com a PMG, a desenvolvedora por trás do 111 West 57th Street, o arranha-céu mais estreito do mundo recentemente concluído em Manhattan.

“O Waldorf Astoria é uma marca lendária e queríamos que o design da torre imponente continuasse seu legado em Miami”, disse Charles Sieger, co-fundador da Sieger Suarez Architects. “O sentimento de transcendência guiou grande parte do nosso processo de design, e é isso que buscamos alcançar com a Waldorf Astoria Residences em Miami”, complementou.

Dentro da estrutura, haverá um hotel cinco estrelas, bem como residências privadas, ambos gerenciados pelos Serviços de Gerenciamento da Hilton. Na parte mais alta, as suítes terão 3,40 metros de altura. Suítes de um, dois, três e quatro quartos foram incorporadas aos planos.

A base da torre terá uma estrutura de estacionamento com 10 andares, enquanto muitas comodidades, incluindo restaurantes, estarão localizadas nos cubos superiores.

Design: cubos empilhados

A estrutura será localizada no número 300 da Biscayne Boulevard, no centro de Miami, e consistirá em nove cubos deslocados, destinados a enfatizar a suspensão e altura da estrutura.

“O conceito era criar uma escultura icônica, que desafiasse as leis da gravidade, posicionando os diferentes blocos em posições distintas, o que, além disso, criou vistas únicas de cada espaço. O volume muito esguio requer um núcleo central para lidar com a torção causada pelos fortes ventos da região“, disse Carlos Ott.

Em entrevista ao Massa Cinzenta, Luiz Roberto Prudêncio Junior, professor e doutor em Engenharia Civil, além de sócio proprietário da PWD – Consultoria em Concretos, informou que edifícios mais esbeltos costumam enfrentar o desafio do excesso de carga nas fundações e nos primeiros pavimentos.

As fachadas de cada cubo serão planas e revestidas com o que os arquitetos descrevem como uma “pele de vidro”. Ainda de acordo com Prudêncio, este tipo de revestimento é muito comum em edifícios altos. “Se fosse usado um revestimento argamassado, com a movimentação das estruturas, haveria uma grande chance de desplacamento”, alerta.

Andamento das obras

Segundo os desenvolvedores, os registros para a estrutura já foram apresentados, com aprovações iminentes. A construção está prevista para começar ainda em 2024.

Boom da construção em Miami

Miami está atualmente vivenciando seu maior boom de construção de edifícios altos na história. A cidade possui mais de 300 edifícios de grande altura, sendo que 45 deles ultrapassam 149 metros de altura. Um destes prédios é o Okan Tower, que terá 70 andares e 275 metros. Outra construção notável é o Baccarat Residences, com 75 andares, 252 metros e três torres. Já o Aston Martin Residences é um edifício de 66 andares em forma de veleiro, com fachada em frente a água de 150 metros. Ainda, o 1 Southside Park está em construção e deverá ter 50 andares e 230 metros. Com 213 metros e 65 andares, a torre E11EVEN Hotel & Residences lançou as vendas em 2021 e rapidamente esgotou suas unidades. Outro grande edifício de Miami é o 830 Brickell, com 50 andares e 224 metros – o prédio conta com inquilinos como Microsoft, Blackstone, Citadel, WeWork, Marsh Insurance, e muitas outras empresas de alto nível.

Fontes:
Carlos Ott Architects possui mais de quarenta anos de experiência excepcional no design de projetos arquitetônicos. A empresa é dedicada ao design e a projetos de grande escala nos campos da arquitetura, design de interiores e planejamento urbano.

O professor Luiz Roberto Prudêncio Junior é doutor em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP (com Bolsa sanduiche IRC/NCC – Ottawa). Realizou pós-doutorado na Loughborough University, Inglaterra (2000-2001) e na Universidade da Califórnia – Berkeley (2014-2015). É professor titular emérito do Departamento de Engenharia Civil da UFSC. Sócio proprietário da PWD – Consultoria em Concretos, é consultor de empresas de pré-fabricados, de produção de agregados e de grandes construtoras nacionais na especificação, dosagem e controle de concretos utilizados na infraestrutura e superestrutura de grandes obras, principalmente relacionadas a edifícios altos.

Contato
Carlos Ott Architects – info@carlosott.com
Luiz Roberto Prudêncio Junior – prudenciouk@hotmail.com

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP

A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.

23 de janeiro de 2024

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil