Água, Cimento Portland e Concreto: por que não se vive sem eles?

Ainda não criaram um material que se molda a praticamente qualquer forma e é tão resistente quanto a rocha


O concreto é o segundo produto mais consumido na economia global, depois da água. Consequentemente, o Cimento Portland – principal matéria-prima do concreto – também está entre os mais consumidos. E continuará assim por muitos anos ainda, estima Chris Cheeseman, professor de engenharia de recursos de materiais do Imperial College London. “A explicação é simples: o concreto é muito bom no que faz, graças ao cimento. Ainda não inventaram um material capaz de, em estado líquido, se moldar a praticamente qualquer forma. Já em estado sólido, também não criaram algo capaz de se tornar tão resistente quanto a rocha, sobretudo quando combinado com o aço”, analisa o professor.

Outro fato que torna o concreto praticamente insubstituível é que as matérias-primas usadas para fabricar o Cimento Portland são baratas e abundantes na maioria dos lugares ao redor do globo, ou seja, se o mundo quiser continuar progredindo terá que seguir usando concreto. “A ONU estima que haverá quase 10 bilhões de pessoas vivendo no planeta por volta de 2050. Elas precisarão morar e se locomover pelas cidades, e só o concreto poderá lhes dar moradias e vias para trafegar”, completa Chris Cheeseman. A prova é que, em 15 anos (2002 a 2017), a produção global de cimento mais que dobrou. Saiu de 1,8 bilhão de toneladas para 4,1 bilhões de toneladas.

Para Paulo Helene, o mundo se divide em a.C e d.C: antes e depois do concreto

O professor do Imperial College London destaca outra razão que torna o concreto praticamente insubstituível. “Concreto e aço têm propriedades semelhantes de expansão térmica. Então, o aço pode ser usado para reforçar o concreto, tornando-o mais forte e flexível como material de construção do que poderia ser por conta própria. Essa combinação é difícil de superar. Inventar um material com propriedades semelhantes será muito difícil”, estima Chris Cheeseman. A tese é apoiada por um dos principais estudiosos do concreto no Brasil: o professor-doutor da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Helene. “O que ocorre entre o concreto e o aço é um milagre divino. Nenhum outro material preserva tanto o aço quanto o concreto”, afirma.

O concreto foi patenteado em 1892, na Suíça. A partir daquele ano passou a se incorporar às cidades, propiciando transformações na engenharia e na arquitetura, além de mudanças radicais na cena urbana. “O concreto criou a arte de projetar e construir estruturas. As obras, antes limitadas à alvenaria estrutural, ganharam novas alternativas geradas pelo concreto armado. As estruturas passaram a não depender mais das paredes de vedação e isso mudou o curso da história. Vieram os prédios com vários pavimentos e uma série de outras transformações. O concreto armado é umas das grandes invenções que transformaram o século 20. Diria até que o mundo se divide em a.C e d.C: antes e depois do concreto”, conclui Paulo Helene.

Entrevistado
Reportagem com base em artigo do professor Chris Cheeseman, do Imperial College London, ao jornal britânico The Guardian, e em palestras de Paulo Helene, registradas pelo Massa Cinzenta

Contato
c.cheeseman@imperial.ac.uk

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo