Aeroporto japonês construído em ilha artificial pode afundar em até 30 anos

Já foram gastos cerca de R$ 730 milhões em obras para tentar conter a imersão
29 de fevereiro de 2024

Aeroporto japonês construído em ilha artificial pode afundar em até 30 anos

Aeroporto japonês construído em ilha artificial pode afundar em até 30 anos 1024 451 Cimento Itambé
Aeroporto Internacional de Kansai foi construído em ilha artificial.
Crédito: Kansai Airports

Desde a inauguração do Aeroporto Internacional de Kansai, no Japão, em 1994, jornais do mundo todo vêm repercutindo sobre os alertas de especialistas em relação à situação do local, que foi construído sobre duas ilhas artificiais na Baía de Osaka e sofre com a possibilidade de sumir debaixo d’água.

A construção do aeroporto em Kansai custou cerca de R$ 94 bilhões e serviu para desafogar o já congestionado Aeroporto Internacional de Osaka, que fica a 60 km dali, mantendo viva a capilaridade comercial da região. 

Mas, desde então, engenheiros japoneses já previam que o local afundaria aos poucos, em um período de 50 anos, mas acreditavam, de acordo com estudos, que haveria uma estabilização do terreno a cerca de 4 metros acima do nível do mar – o que evitaria risco de inundações.

Especialistas afirmam que o aeroporto já afundou cerca de 11,5 metros desde a inauguração, e, para tentar impedir esse deslocamento, já foram investidos aproximadamente R$ 730 milhões em obras de contenção e em estudos para encontrar soluções para o problema. A previsão é de que em cerca de 30 anos o aeroporto possa afundar definitivamente no mar, até 2056.

Construção do aeroporto 

O tipo de solo sobre o qual o Aeroporto Internacional de Kansai foi construído era como uma “esponja molhada”, explicam os especialistas, e ele precisou ser transformado em uma fundação seca e densa para suportar o peso dos edifícios. Foram colocadas camadas de areia no fundo do mar e realizada a instalação de milhões de drenos que serviram para extrair a umidade do solo e reforçar a solidez da fundação.

Desde sua abertura, o aeroporto se tornou um importante centro de rotas nacionais e internacionais, com operações 24 horas por dia, recebendo cerca de 30 milhões de passageiros todos os anos, de acordo com o site oficial. O local é uma porta de entrada relevante tanto para a região turística de Kansai quanto para Osaka, que é a terceira maior cidade do Japão.

Tentativas de conter a tragédia

As ações para tentar evitar o afundamento do aeroporto consistem em escavações abaixo do terminal de passageiros para a inserção de placas, e, assim, conseguir levantar os pilares, em etapas.

Mesmo com as tentativas, a preocupação continua muito grande, até porque o deslocamento do solo vem acontecendo de forma desigual, ou seja, partes diversas do espaço afundam em diferentes níveis. O centro do aeroporto está imergindo mais rapidamente do que as extremidades do prédio, por exemplo.

Vale lembrar que o local já resistiu ao terremoto de Hanshin, em 1995, de magnitude 7,3, e a um tufão em 2018, que resultou na inundação de uma das pistas.

Fontes
Kansai Airports
Express.co.uk

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa 
Vogg Experience

A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.

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