ABNT se abre às reuniões digitais para normas técnicas

Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados está entre os que mais têm utilizado a tecnologia
9 de junho de 2020

ABNT se abre às reuniões digitais para normas técnicas

ABNT se abre às reuniões digitais para normas técnicas 1024 532 Cimento Itambé
Reuniões via web impediram que distanciamento social paralisasse revisões de normas técnicas nos comitês da ABNT.  Crédito: ABNT

Reuniões via web impediram que distanciamento social paralisasse revisões de normas técnicas nos comitês da ABNT.
Crédito: ABNT

O distanciamento social não paralisou a produção e a revisão de normas técnicas. Pelo contrário, os efeitos da COVID-19 aceleraram processos dentro dos comitês e das comissões de estudo da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) graças às reuniões digitais. Tanto o novo presidente da ABNT, o engenheiro civil Mario William Esper, como a nova superintendente do Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-002), a engenheira civil Lilian Sarrouf, passaram a apoiar o uso da tecnologia online. Para eles, os debates via web “agilizam os processos de normalização”. 

Um dos comitês da ABNT que primeiro aderiram às reuniões via web foi o CB-018 (Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados). Durante o início da pandemia de Coronavírus no Brasil, o grupo que atua na revisão da ABNT NBR 7212 (Concreto dosado em central) se encontrou virtualmente para dar prosseguimento aos trabalhos. A própria superintendente do comitê, a engenheira civil Inês Battagin, é incentivadora do uso da tecnologia. Trata-se de uma forma para dar celeridade aos 40 projetos de normas técnicas que aguardam para serem revisadas, publicadas e criadas, e que estão sob a guarda do CB-018.

Em junho de 2020, o Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados vai se encontrar 4 vezes através de reuniões à distância, para tratar das seguintes normas técnicas:  ABNT NBR 7212 (Execução de concreto dosado em central – Procedimento); ABNT NBR NM 124 (Cimento e Clínquer – Análise química – Determinação dos óxidos de Ti, P e Mn) e ABNT NBR NM 14 (Cimento Portland – Análise química – Método de arbitragem para determinação de dióxido de silício, óxido férrico, óxido de alumínio, óxido de cálcio e óxido de magnésio); ABNT NBR 15498 (Placa de fibrocimento sem amianto – Requisitos e métodos de ensaio); ABNT NBR 16886 (Concreto – Amostragem de concreto fresco); ABNT NBR 16887 (Concreto – Determinação do teor de ar em concreto fresco – Método pressométrico), e ABNT NBR 16889 (Concreto – Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone).

Web é ferramenta para atualizar normalização defasada da construção civil

Recentemente, em webinar promovido pelo SindusCon-PR, o líder do Gant (Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas), Roberto Matozinhos, afirmou que a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) também tem incentivado as reuniões online, inclusive auxiliando os comitês para que tenham acesso às tecnologias disponíveis na web. “Os encontros online tendem a ser o ‘novo normal’ na pós-pandemia. Por duas razões: dão agilidade às decisões e tornam os processos mais democráticos, haja vista que amplia a participação de interessados de todo o país e não apenas dos grandes centros urbanos”, resume. 

No webinar, que debateu também os principais pontos da revisão da ABNT NBR 15575 (Norma de Desempenho), os participantes foram unânimes em afirmar que as reuniões digitais serão fundamentais para que o grande volume de normas técnicas que carecem de revisão seja atualizado. Matozinhos relatou que, atualmente, 40% das normas vinculadas ao CB-002 não são revisadas há 15 anos. “O procedimento será uma ferramenta útil para encaminhar esses projetos”, diz. O líder do Gant também destaca que os encontros online servirão para atender grupos de normas que estão defasados.

Roberto Matozinhos explica que atualmente, dentro das normas técnicas relacionadas com a construção civil, existem 484 que especificam materiais e sistemas construtivos, 421 de controles tecnológicos e 70 de execução de serviços. No entender do engenheiro civil, os comitês devem se concentrar em publicar mais normas sobre execução de serviços. “A meu ver é um número baixo o que existe hoje”, avalia. Para o líder do Gant, as reuniões via web vão auxiliar no enfrentamento dessa defasagem. 

Assista ao webinar “Normas Técnicas – Os principais pontos em revisão na Norma de Desempenho”

Entrevistado
– ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) (via assessoria de imprensa)
– Gant (Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas da CBIC) (via assessoria de imprensa)
– Webinar “Normas Técnicas – Os principais pontos em revisão na Norma de Desempenho”, promovido pelo SindusCon-PR

Contato
imprensa@abnt.org.br
ascom@cbic.org.br
imprensa@sindusconpr.com.br

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil