ABNT estuda permitir o uso de concreto sem armaduras para estruturas

Novidade deve integrar atualização da norma NBR 16055, prevista para ser apresentada em março
17 de fevereiro de 2022

ABNT estuda permitir o uso de concreto sem armaduras para estruturas

ABNT estuda permitir o uso de concreto sem armaduras para estruturas 1024 577 Cimento Itambé
Engenheiro e professor Ricardo Ferreira explica que uma das vantagens do concreto reforçado com fibras é ser resistente à corrosão.
Crédito da foto: Nublar Filmes

A construção de edifícios simplificados com concreto reforçado com fibras no lugar de concreto armado é uma das novidades que o setor da construção civil pode ter em breve. Esta possibilidade está sendo avaliada na atualização da ABNT NBR 16055 (Paredes de concreto moldadas no local para a construção de edificações – Requisitos e procedimentos), criada em 2012 e que está em processo de revisão desde junho de 2019.

Segundo a assessoria de imprensa da ABNT, no próximo dia 16 de março, a Comissão de Estudo responsável pelo processo – ABNT/CE 002:123.005 (Parede de concreto) – se reúne com previsão de concluir o desenvolvimento técnico do projeto. A ABNT NBR 16055 vem sendo revista para ser conciliável com a ABNT NBR 16935 (Projeto de estruturas de concreto reforçado com fibras – Procedimento), que estabelece os requisitos de desempenho mecânico para estruturas de concreto reforçado com fibras (CRF) – com atuação isolada ou em conjunto com as armaduras.

A novidade já tinha chamado a atenção durante o 26º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis, realizado de 15 a 17 de dezembro de 2021, em Curitiba. Na ocasião, o engenheiro civil Ricardo Ferreira, que participa dos comitês da ABNT, falou sobre a atualização da norma durante sua palestra, cujo tema era o aumento da produtividade e competitividade da produção de estruturas em concreto autoadensável e reforçado com fibras.

Para Ferreira, uma das vantagens do concreto reforçado com fibras é evitar que as estruturas sofram com problemas como a corrosão de armaduras. Vários tipos de fibras podem ser usadas, entre elas as de vidro e as de polímeros.

Fontes
ABNT
26º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis

Contato
cit@abnt.org.br

Jornalista responsável
Fabiano Camargo – MTB 3141/11/190 PR

17 de fevereiro de 2022

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil