Maior túnel do Brasil usará tecnologia de ponta
Na BR-040, mais conhecida como rodovia Rio-Petrópolis, obra terá 4.640 metros e vai expor todo o conhecimento técnico da engenharia nacional.
Na BR-040, mais conhecida como rodovia Rio-Petrópolis, obra terá 4.640 metros e vai expor todo o conhecimento técnico da engenharia nacional
Por: Altair Santos
A tradicional estrada Rio-Petrópolis (BR-040) que divide tráfego pesado com interesse turístico na região serrana fluminense, ganhará o maior túnel rodoviário do país. Perto do trecho conhecido como Belvedere, será construída uma obra com 4.640 metros de extensão. O empreendimento, ainda em fase de obtenção de licença ambiental, tem previsão de ficar pronto até 2015.
Para a engenharia nacional, que só recentemente passou a incorporar a construção de túneis em projetos de rodovias, a obra na BR-040 será a oportunidade de consolidar tecnologias e incorporar novas técnicas de escavação. Por causa das características geológicas do terreno, é possível que os três métodos mais conhecidos de abertura de túneis sejam aplicados no empreendimento: o em abóboda e rebaixo, que utiliza explosivos; a NATM (New Austrian Tunnelling Method) e o TBM (Tunnel Boring Machine).
Segundo o engenheiro Edson Peev, que integra a diretoria do Comitê Brasileiro de Túneis, o Brasil possui know-how suficiente para aplicar as três tecnologias no túnel da Rio-Petrópolis. “As construtoras brasileiras, inclusive, têm sido convidadas e participado de vários projetos de construção de túneis na América Latina, e em alguns países da Europa, da África e do Oriente Médio”, diz.
Peev também destaca que o país não precisa importar profissionais para atuarem no túnel da BR-040, pois possui engenheiros especializados nesse tipo de obra. “Temos um bom número de especialistas em túneis, principalmente para construção com o método convencional. No entanto, com a crescente demanda por túneis que se espera para os próximos anos, é provável que haja falta de profissionais, sobretudo com especialidade em escavações mecanizadas”, afirma.
Segundo o diretor do CBT, a expectativa é que com o recente anúncio de concessões de rodovias e ferrovias para a iniciativa privada os trechos passem a ganhar mais túneis para encurtar distâncias. “Pelos projetos apresentados até o momento, vê-se maior preocupação em encurtar distâncias através da construção de túneis e, principalmente, para evitar a degradação do meio ambiente. Acredito que cada vez mais a solução do túnel será incorporada em projetos futuros”, avalia Edson Peev.
Concreto projetado
No caso do túnel da BR-040, independentemente da tecnologia empregada, o projeto prevê que haverá duas frentes de escavações, cada uma avançando até 180 metros por mês. Conforme os trechos forem abertos, o revestimento será feito com concreto projetado. O sistema consiste em lançar o material sob alta pressão contra as paredes do túnel. O impacto do concreto contra a base promove sua compactação, resultando em um revestimento de alta resistência. Para esse método, a dosagem de cimento oscila entre 300 kg/m³ a 500 kg/m³, com a espessura da camada chegando a 150 mm.
Saiba mais sobre as obras na BR-040: clique aqui
Confira o projeto do maior túnel brasileiro: clique aqui
Entrevistado
Edson Peev, diretor do Comitê Brasileiro de Túneis
Currículo
– Edson Peev é graduado em engenharia mecânica pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial)
– Já atuou como engenheiro e gerente de projetos nos ramos siderúrgico, petroquímico, químico, automobilístico, produtos pessoais e alimentos
– Desde 1997 trabalha na Herrenknecht AG, líder de mercado na fabricação de tuneladoras de todos os tipos e diâmetros, como gerente de vendas e suporte pós vendas e na consultoria de aplicação de máquinas para túneis e microtúneis e shafts
– Também ocupa o cargo de tesoureiro do CBT (Comitê Brasileiro de Túneis da ABMS)
Contato: peev.edson@herrenknecht.com.br / www.tuneis.com.br
Créditos foto: Divulgação/CBT
Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
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