Itambé ganha prêmio de Ecologia
Pela segunda vez a Empresa fatura importante prêmio na categoria Controle de Poluição
Pela segunda vez a Empresa fatura importante prêmio na categoria Controle de Poluição
A Itambé começa a colher os frutos do investimento de R$ 6,5 milhões realizado na modernização do eletrofiltro: conquistou o Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Controle de Poluição com o case Filtro Híbrido. O case relata a solução técnica adotada pela Empresa que tornou possível reduzir a emissão de particulados sólidos resultantes do processo de fabricação do cimento para 2mg/Nm3, 35 vezes menor do que a quantidade permitida por lei.
Esta é a segunda vez que a Itambé recebe o Prêmio. A primeira foi em 1994, com o case Co-Processamento (a Itambé foi uma das pioneiras no Brasil a incorporar os rejeitos e subprodutos de vários tipos de indústria ao seu processo de fabricação). Isso comprova que o respeito ao meio ambiente está presente nas atividades da Itambé faz tempo!
O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão e um dos critérios para uma empresa se candidatar ao prêmio é ter uma gestão ecológica exemplar. Seu principal objetivo é divulgar as ações ambientais das empresas e incentivar que outras sigam o mesmo caminho. Em 15 anos de realização, o prêmio registrou 1.074 cases inscritos e a cada ano retrata as principais tendências e novidades do setor ambiental.
A Itambé sempre procurou adotar as mais modernas práticas de gestão ambiental. Há três anos começou a desenvolver estudos para implementar uma solução técnica que atendesse à legislação e ao mesmo tempo superasse os padrões estabelecidos para a emissão de particulados sólidos resultantes do processo de fabricação de cimento. Estes estudos foram coordenados pelo departamento de Novos Projetos e contou com a participação efetiva da Produção, Elétrica, Mecânica, Suprimentos e Co-processamento.
A solução encontrada consistiu na reforma do eletrofiltro existente, transformando-o em um filtro híbrido. Dessa forma, a Itambé chegou ao resultado desejado, uma vez que o novo equipamento garantiu a emissão de particulados não superior a 10mg/Nm3, significativamente menor que a estipulada por lei, que é de 70mg/Nm3.
Homenagem
A Itambé será um dos destaques do Anuário Expressão de Ecologia que circula em novembro e irá mostrar como a década de 90 marcou uma profunda mudança na visão e nas atitudes das empresas, dos ambientalistas e do Estado em relação ao meio ambiente. Leis mais rigorosas, mercados mais exigentes e comunidades mais conscientes determinaram os rumos das transformações na relação com o meio ambiente. O Prêmio Expressão de Ecologia participa ativamente desse processo desde 1993, reconhecendo, incentivando e legitimando ações em benefício do meio ambiente. Ao longo desses 15 anos, nenhuma ação ambiental de importância na região Sul deixou de ser inscrita no prêmio.
Créditos: Rosemeri Ribeiro – Assessora de Comunicação
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
05/09/2024
Concurso arquitetônico vencedor para nova sede do governo de São Paulo busca revitalizar região dos Campos Elíseos
O concurso organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB-SP) para escolher o projeto arquitetônico da nova sede administrativa do governo…
05/09/2024
Empresa de estruturas pré-moldadas consegue chegar ao resíduo zero na construção civil
No Brasil, são geradas cerca de 48 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição (RCD) anualmente, o que equivale a aproximadamente 227 quilos de entulho por…
05/09/2024
Como tornar as estruturas mais resilientes para desastres naturais?
Um relatório do U.S. Green Building Council (USGBC) destaca que, entre 2000 e 2019, o número de desastres naturais aumentou em 75% em comparação com o período de 1980 a 1999. Nos…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.