Itambé ganha prêmio de Ecologia

Pela segunda vez a Empresa fatura importante prêmio na categoria Controle de Poluição

Pela segunda vez a Empresa fatura importante prêmio na categoria Controle de Poluição

A Itambé começa a colher os frutos do investimento de R$ 6,5 milhões realizado na modernização do eletrofiltro: conquistou o Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Controle de Poluição com o case “Filtro Híbrido”. O case relata a solução técnica adotada pela Empresa que tornou possível reduzir a emissão de particulados sólidos resultantes do processo de fabricação do cimento para 2mg/Nm3, 35 vezes menor do que a quantidade permitida por lei.

Esta é a segunda vez que a Itambé recebe o Prêmio. A primeira foi em 1994, com o case Co-Processamento (a Itambé foi uma das pioneiras no Brasil a incorporar os rejeitos e subprodutos de vários tipos de indústria ao seu processo de fabricação). Isso comprova que o respeito ao meio ambiente está presente nas atividades da Itambé faz tempo!

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão e um dos critérios para uma empresa se candidatar ao prêmio é ter uma gestão ecológica exemplar. Seu principal objetivo é divulgar as ações ambientais das empresas e incentivar que outras sigam o mesmo caminho. Em 15 anos de realização, o prêmio registrou 1.074 cases inscritos e a cada ano retrata as principais tendências e novidades do setor ambiental.

A Itambé sempre procurou adotar as mais modernas práticas de gestão ambiental. Há três anos começou a desenvolver estudos para implementar uma solução técnica que atendesse à legislação e ao mesmo tempo superasse os padrões estabelecidos para a emissão de particulados sólidos resultantes do processo de fabricação de cimento. Estes estudos foram coordenados pelo departamento de Novos Projetos e contou com a participação efetiva da Produção, Elétrica, Mecânica, Suprimentos e Co-processamento.

A solução encontrada consistiu na reforma do eletrofiltro existente, transformando-o em um filtro híbrido. Dessa forma, a Itambé chegou ao resultado desejado, uma vez que o novo equipamento garantiu a emissão de particulados não superior a 10mg/Nm3, significativamente menor que a estipulada por lei, que é de 70mg/Nm3.

Homenagem

A Itambé será um dos destaques do Anuário Expressão de Ecologia que circula em novembro e irá mostrar como a década de 90 marcou uma profunda mudança na visão e nas atitudes das empresas, dos ambientalistas e do Estado em relação ao meio ambiente. Leis mais rigorosas, mercados mais exigentes e comunidades mais conscientes determinaram os rumos das transformações na relação com o meio ambiente. O Prêmio Expressão de Ecologia participa ativamente desse processo desde 1993, reconhecendo, incentivando e legitimando ações em benefício do meio ambiente. Ao longo desses 15 anos, nenhuma ação ambiental de importância na região Sul deixou de ser inscrita no prêmio.

Créditos: Rosemeri Ribeiro – Assessora de Comunicação



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo